Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

No Dia dos Namorados, viúva escreve carta para Marielle Franco

“Para que o amor resista, sempre”, cita a arquiteta no texto dedicado à vereadora

No Dia dos Namorados, viúva escreve carta para Marielle Franco
Notícias ao Minuto Brasil

05:37 - 12/06/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Dia dos namorados

A arquiteta Monica Benício fez uma homenagem para Marielle Franco neste Dia dos Namorados. A vereadora foi assassinada no dia 14 de março, no Centro do Rio, e até o momento não há informações sobre os responsáveis pelo crime.

Monica e Marielle estavam juntas a quase 13 anos de relacionamento e pretendiam se casar em 2019, segundo destaca o jornal O Globo.

“Para que o amor resista, sempre”, cita a arquiteta no texto dedicado a Marielle, e lembra um dos dias mais dolorosos da vida da parlamentar, quando o Projeto de Lei da Visibilidade Lésbica foi rejeitado por apenas dois votos.

+ Cliente insulta casal de empresárias no Rio: 'Não sabem nada da vida'

A viúva ressalta ainda que Marielle foi símbolo da luta pela igualdade de direitos.

Veja a íntegra da carta:

‘Nenhum passo atrás no direito de amar’

“As rosas da resistência nascem do asfalto. A gente recebe rosas, mas estaremos de punho cerrado, falando do nosso lugar de existência contra os mandos e desmandos que afetam nossas vidas”. Assim minha companheira Marielle Franco se pronunciou em plenário na Câmara Municipal no dia 8 de março. A data de luta das mulheres também imprime nossa resistência a todas as formas de opressão.

E foi assim, com luta e resistência, que Marielle enfrentou dias muito difíceis no exercício do seu mandato como vereadora, pois ser mulher negra, lésbica, feminista, favelada e de esquerda em um parlamento repleto de homens brancos e ricos, símbolos do atraso político deste país, foi por todo tempo um ato de persistência. Um dos dias mais dolorosos foi o da tentativa de aprovação do Projeto de Lei da Visibilidade Lésbica, rejeitado por apenas dois votos.

Este era um debate que tocava pessoalmente Marielle: o veto ao projeto era uma expressão clara da negação de sua vida pessoal, da negação do nosso amor. A “fortaleza” com que se apresentava no plenário não era a mesma de quando estamos juntas. Profundamente abalada, foi ao banheiro me ligar e chorou. Como sempre fazíamos, nos tranquilizamos e nos fortalecemos. Mesmo triste, ela voltou ao plenário com força para se posicionar.

Lembrar isso neste Dia dos Namorados significa reafirmar nosso amor e nossa luta. Hoje, 90 dias após minha mulher ter sido executada num crime político, no centro de uma das principais capitais do mundo, continuaremos exigindo resposta, mas não uma resposta qualquer. E reafirmamos todos os dias que não daremos nenhum passo atrás pelo direito de amar.

No país que mais mata sua população LGBTI e que nega direitos às chamadas minorias políticas, Marielle e nossa história de amor representam força inspiradora para a luta, mas também, e, principalmente, para o livre exercício do afeto e dos sentimentos. Seguiremos a todo tempo reafirmando que existimos, que nossas vidas importam. E, assim, por ela, por nós, continuaremos lutando para que nada nos sujeite, e que o que nos defina seja sempre o amor.

Campo obrigatório