Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Surto de sarampo avança entre índios Yanomami em Roraima

Estado contabiliza um total de 200 casos confirmados da doença, além de outros nove em investigação. Quatro óbito foram registrados

Surto de sarampo avança entre índios Yanomami em Roraima
Notícias ao Minuto Brasil

12:55 - 14/07/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Saúde

A tribo dos índios da etnia Yanomami, na fronteira entre Brasil e Venezuela, em Roraima, vem enfrentando um surto de sarampo. Foram registrado 67 casos da doença até essa sexta-feira (13) entre os indígenas da região, segundo o Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Yanomami e Iekuana (Dsei-Y).

De acordo com o G1, com informações do Dsei-Y, as principais vítimas têm sido os índios venezuelanos sanumã - um subgrupo da etnia Yanomami - que vivem na região de Auaris, na Terra Indígena Yanomami.

+ Trânsito na Ponte Rio-Niterói trava após acidente

O primeiro caso foi registrado no dia 19 de março. Do total, 59 são índios sanumã venezuelanos e sete brasileiros. O surto se concentra em 11 aldeias - cinco delas na Venezuela.

O estado contabiliza um total de 200 casos confirmados de sarampo, além de outros nove em investigação. Seis deles são em venezuelanos e três em brasileiros. Um óbito relacionado à doença já foi registrado entre os yanomami e outros três entre venezuelanos.

Campo obrigatório