Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Dia Marielle Franco contra o genocídio da mulher negra é sancionado

Data será lembrada no dia 14 de março

Dia Marielle Franco contra o genocídio da mulher negra é sancionado
Notícias ao Minuto Brasil

14:25 - 18/07/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Rio de Janeiro

O dia 14 de março será marcado pelo "Dia Marielle Franco - dia de luta contra o genocídio da mulher negra" no estado do Rio de Janeiro. A Lei 8.054/18 foi sancionada pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, nesta terça-feira (17).

A vereadora do PSOL Marielle Franco e o motorista dela, Anderson Gomes, foram executados a tiros nesta data. O texto que pedia a inclusão do dia no calendário oficial do estado é de autoria da deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB).

+ Sininho e mais 22 são condenados à prisão por protestos no Rio

De acordo com o jornal 'O Globo', a ex-chefe de gabinete da vereadora, Renata Souza, acredita que a lei é um marco simbólico e reforça sua importância.

"Ter o dia 14 de março como uma data que resgate e rememore a luta de Marielle Franco pela vida das mulheres negras, pobres, faveladas e periféricas é muito importante e simbólico. É urgente que as mulheres negras sejam foco das políticas públicas, porque são as principais vítimas da falta de assistência do Estado. Por isso, são essas mulheres negras que nos últimos 10 anos tem os maiores índices de feminicídio, quando são assassinadas por seus companheiros, em relações abusivas. Também são as principais vítimas de violência obstétrica, nos hospitais públicos e também por conta dos abortos em clínicas de fundo de quintal. São elas as principais vítimas de morte materna. Ou tratamos desses assuntos com seriedade, como a Marielle os tratou, ou mulheres negras continurão sendo as principais vítimas fatais da omissão do Estado", disse.

Campo obrigatório