Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Senado aprova MP que isenta de pedágio eixo suspenso de caminhão

Medida faz parte do pacote negociado para encerrar greve dos caminhoneiros

Senado aprova MP que isenta de pedágio eixo suspenso de caminhão
Notícias ao Minuto Brasil

05:50 - 09/08/18 por Folhapress

Brasil Caminhoneiros

O Senado aprovou nesta quarta-feira (8) a Medida Provisória que isenta os eixos suspensos de caminhões da cobrança de pedágio nas rodovias do país. O texto, aprovado na noite de terça (7) pela Câmara, segue para sanção do presidente Michel Temer.

A medida foi editada em maio por Temer e faz parte do pacote de propostas negociado com o objetivo de encerrar a paralisação dos caminhoneiros que parou também as rodovias do país.

+ SP vacinou 17% das crianças contra poliomielite e 17% contra sarampo

A isenção dos eixos suspensos era uma reivindicação da categoria, mas é contestada pelas concessionárias de pedágios.Nas carretas vazias, por economia, os eixos sobressalentes são mantidos suspensos e não tocam a pista. Dessa forma, não há desgaste dos pneus.

Os sindicatos de caminhoneiros entendem que a isenção de pedágio é justificada porque, sem o contato do pneu com o solo, o desgaste do asfalto é menor.

As concessionárias argumentam que o desgaste do asfalto não está ligado diretamente à quantidade de eixos que tocam o solo, mas à pressão que cada eixo exerce sobre a via.

Nesta quarta, os senadores também aprovaram outra medida provisória relacionada à greve. A MP destina 30% dos fretes da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para caminhoneiros autônomos. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório