Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Explosão de gasômetro da Usiminas foi causada por falha em computador

O problema surgiu quando essa espécie de computador deixou uma válvula aberta

Explosão de gasômetro da Usiminas foi causada por falha em computador
Notícias ao Minuto Brasil

20:59 - 17/08/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Coletiva

E explosão que ocorreu em um dos gasômetros da Usiminas na última sexta-feira (10), deixando 34 pessoas feridas, foi causada por uma falha técnica em um dos equipamentos. A informação foi revelada em uma coletiva de imprensa realizada hoje (17). 

De acordo com o G1, o equipamento que falhou é o Controlador Lógico Programável. O problema surgiu quando essa espécie de computador deixou uma válvula aberta, fazendo com que ar atmosférico entrasse nos dutos que dão acesso ao gasômetro de 150.000 m³. A direção da siderúrgica explicou que isso não poderia ter ocorrido de maneira alguma.

+ Menino de 4 anos é resgatado após quase 10 horas desaparecido em mata

“A falha que aconteceu foi identificada, é uma falha técnica em um computador de processo, não é computador comum, é um computador dedicado àquela atividade, naquele local. O detalhe da falha, a investigação dos motivos dessa falha, ainda estão em andamento. Em um momento a frente, quando nós tivermos um pouco mais de informações, nós estaremos aqui novamente com o intuito de ter a maior clareza das informações, colocar todos a par, a imprensa e a população, isso é muito importante para a gente”, explicou Roberto Maia, diretor-executivo da Usiminas.

A explosão ocorreu porque, segundo ele, o ar atmosférico se misturou com o gás LDG (Linz Donawitz Gás) dentro do gasômetro. Essa mistura somada ao centelhamento que se produz por conta do precipitador eletrostático foi a responsável pelo acidente. 

Maia aproveitou a ocasião para afirmar que a explosão não teve nenhuma relação com outros dois acidentes que aconteceram também na Usiminas. Um empregado morreu na quarta-feira (08) e, na segunda-feira (13), um funcionário precisou ter o braço amputado. O diretor-executivo informou que os dois casos estão sendo investigados. 

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

Campo obrigatório