Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vídeo mostra venezuelanos atravessando a fronteira após ataques em RR

Aos gritos de 'O Brasil é nosso', grupo de brasileiros expulsam imigrantes de Pacaraima, após destruírem acampamento

Notícias ao Minuto Brasil

14:36 - 19/08/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Crise

Imagens publicadas nas redes sociais mostram um grupo de venezuelanos atravessando a fronteira de volta ao seu país, nesse sábado (18), após destruição dos acampamentos dos imigrantes e confronto com manifestantes brasileiros em Pacaraima (RR).

Segundo um dos organizadores do ato, o vigilante Wandenberg Ribeiro Costa, cerca de mil moradores de Pacaraima participaram do protesto, que foi pacífico. Eles chegaram a bloquear a BR-174, na entrada da cidade, por cerca de 5 horas.

Após um comerciante de Pacaraima ser agredido em uma tentativa de assalto, na sexta-feira (17), um grupo de brasileiros começou a perseguir refugiados venezuelanos que vivem na cidade. Eles foram expulsos das tendas que ocupavam na região da fronteira do Brasil com a Venezuela a pauladas e tiveram os seus pertences queimados.

+ Força Nacional poderá reforçar segurança em Pacaraima (RR)

+ Temer convoca reunião de emergência após ataques a venezuelanos em RR

Diante das agressões, alguns venezuelanos decidiram voltar para o seu país. O vídeo acima mostra um grupo cruzando a fronteira ao som das palavras de ordem: "O Brasil é nosso".

Questionados pelo 'G1', imigrantes disseram que preferem voltar e passar fome na Venezuela do que ser alvo de violência no Brasil. “Eles [brasileiros] nos disseram que se continuarmos aqui vão nos matar. Vou estar mais tranquila quando cruzar a fronteira”, disse Yaretsi Corrêa, de 37 anos.

"Prefiro morrer de fome na Venezuela com minha família do que ser morto e agredido aqui”, afirmou o mecânico Marido Alexander Pérez, de 38 anos.

Ainda não há informações oficiais de quantos refugiados voltaram para a Venezuela na noite de ontem.

Participe: campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

Campo obrigatório