Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Caçador de SC mata filhote de onça em extinção e exibe cabeça

Dois suspeitos de envolvimento no crime tiveram que pagar R$ 743 mil de multa cada um

Notícias ao Minuto Brasil

04:36 - 22/08/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Vídeo

Está circulando nas redes sociais um vídeo de um caçador de Santa Catarina exibindo a cabeça de uma onça filhote. Ele e outro homem são suspeitos de matarem duas onças de espécie em extinção.

No vídeo, o caçador ironiza: "O rapazinho bobeou comigo e deu assim. Esse é o meu recado para vocês: não bobeia comigo. Eu sou bom, mas não sou manso", diz aos risos.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os caçadores teriam alegado que o vídeo é antigo. Cada um deles vai pagar R$ 743 mil de multa pela morte de duas onças, ocorrida em uma área de floresta de Mata Atlântica, no Vale do Itajaí (SC).

Ainda de acordo com o Ibama, os animais são da espécie Puma concolor, conhecida como onça-parda ou leão-baio, que está ameaçada de extinção e tem a caça proibida.

Como apurado pelo 'G1', os bichos foram mortos de forma cruel. Eles levaram pauladas e foram atacados por cães de caça. As onças ainda levaram tiros de armas de fogo e uma delas foi decapitada.

Baseado em investigação da Polícia Civil de Trombudo Central, no Vale do Itajái (SC), o Ibama aplicou quatro infrações aos caçadores. As imagens estão sendo periciadas.

+ Boatos alimentam conflito com venezuelanos

O homem que aparece no vídeo trabalha na Secretaria Municipal de Infraestrutura de Agrolândia, que fica na mesma região, e é ex-vereador do município. Questionado pelo site, o secretário de Infraestrutura de Agrolândia, Jonas César Will, informou que, a princípio, o servidor não será afastado. "No momento, não. Até porque o fato foi em um final de semana, fora do horário de trabalho", justificou.

O caçador tinha licença para a caça de javalis na região e, por isso, tinha acesso a armas e permissão federal para realizar a atividade. Ele teve o documento cancelado e terá a arma recolhida.

Campo obrigatório