Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Causa de incêndio pode ter sido queda de balão, diz ministro

Informação foi dada pelo chefe da pasta de Cultura, Sérgio Sá Leitão

Causa de incêndio pode ter sido queda de balão, diz ministro
Notícias ao Minuto Brasil

09:10 - 03/09/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Tragédia

Suspeitas levantadas na manhã desta segunda-feira (3) apontam que a queda de um balão pode ter sido a causa do incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio, na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio, neste domingo (3). A informação foi dada pelo ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.

De acordo com a coluna da Mônica Bergamo, do Jornal 'Folha de São Paulo', Leitão teria recebido a informação de um diretor do museu. O balão poderia ter atingido o teto do edifício, reforçando a tese de vigilantes que viram as chamas começando de cima para baixo. Um curto-circuito em um laboratório audiovisual do museu é outra hipótese levantada sobre as causas do incêndio.

"É preciso apurar se há de fato uma conexão entre o incêndio e a fragilidade e a deficiência do museu", disse o ministro.

+ Atos em defesa do Museu Nacional são marcados para esta segunda

O incêndio

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu Nacional, na noite deste domingo (2). O fogo começou por volta das 19h30 e uma equipe com cerca de 80 bombeiros e 21 viaturas trabalharam no local para conter as chamas. Subordinada à UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a instituição está instalada em um palacete imperial que completou 200 anos em junho. Mais antigo do país e com acervo com mais de 20 milhões de peças, o museu passava por dificuldades financeiras geradas pelo corte em seu orçamento.

Leia também: O que se sabe até agora sobre incêndio que destruiu Museu Nacional

Campo obrigatório