Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Advogada que foi presa em audiência cita 'desdém' de juíza leiga

Valéria teria se negado a sair do local e acabou detida por policiais militares após ordem da juíza leiga

Advogada que foi presa em audiência cita 'desdém' de juíza leiga
Notícias ao Minuto Brasil

08:01 - 12/09/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Baixada Fluminense

A advogada Valéria dos Santos, que foi algemada e presa dentro de uma sala de audiência em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, revela que sentiu desdém por parte da juíza leiga desde o início da sessão.

Valéria teria se negado a sair do local e acabou detida por policiais militares após ordem da juíza leiga.

“Num primeiro momento eu senti um certo desdém da própria juíza leiga, mas abstraí isso e continuei com o direito de exercer minha profissão. Em determinado momento, eu quis verificar a peça de contestação. Porque não houve um acordo, então automaticamente eu teria que ver a contestação da parte ré e isso me foi negado”, contou Valéria em entrevista ao G1.

“Foi quando eu pedi a solicitação do delegado da OAB, fui buscar o delegado. Tudo foi muito rápido. Desci, voltei novamente à sala de audiência e fui comunicada que a audiência tinha sido encerrada. Por isso a minha resistência em não sair da sala e aguardar o delegado, para ele ver as relações que estavam sendo ocorridas naquele momento”, explicou a advogada.

De acordo com o presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio (OAB-RJ), Luciano Bandeira, a situação é considerada inconcebível e algo que nunca aconteceu na história do Brasil. “A postura da ordem é de perplexidade e indignação porque aconteceu ontem em Duque de Caxias algo que nem mesmo na Ditadura Militar se viu. Uma advogada, no exercício da profissão, presa e algemada dentro de uma sala de audiência. Isso é inconcebível e uma afronta ao Estado de Direito, uma afronta à advocacia brasileira, uma afronta ao direito de defesa”, disse Bandeira.

Campo obrigatório