Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Nasa ajudará prefeitura do Rio na prevenção de deslizamentos

Tecnologia será testada no Centro de Operações a partir de novembro

Nasa ajudará prefeitura do Rio na prevenção de deslizamentos
Notícias ao Minuto Brasil

20:39 - 17/09/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Parceria

A prefeitura do Rio de Janeiro fechou uma parceria com a Nasa para utilizar uma tecnologia de monitoramento a curto prazo de desmoronamentos, que será testada no Centro de Operações a partir de novembro.

Segundo informações do "Extra", o Rio não tem um modelo matemático de prevenção que monitora o risco de deslizamentos de terra.

+ Temporal de granizo deixa rodovia de SP com visual impressionante

A cientista Dalia Kirschbaum, responsável pela parceria inédita da agência americana com um município, disse ao jornal que a ideia surgiu numa conversa informal com outro pesquisador de Brasília.

"Queríamos testar nosso produto em uma escala menor para desenvolvermos melhor as ferramentas de resiliência. Caso a experiência com o Rio funcione, gostaríamos de levá-lo para outras cidades", declarou.

A adaptação está sendo desenvolvida pelo Instituto Pereira Passos, que usa como base o mapeamento de zonas de risco de 2010 da GEO-Rio. Em funcionamento, as atualizações acontecerão em até 15 minutos - mais rápidas que a versão original. Também será possível consultar um histórico de riscos de catástrofes do tipo no perímetro, possibilitando análises mais profundas.

Campo obrigatório