Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

1 de 4 multas em vaga reservada de SP é dada em local privado

Infração em vaga de idoso e pessoa com deficiência em shopping vale desde o ano passado

1 de 4 multas em vaga reservada de SP é dada em local privado
Notícias ao Minuto Brasil

21:41 - 17/09/18 por Folhapress

Brasil Trânsito

Uma em cada quarto multas a veículos parados irregularmente em vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência na cidade de São Paulo é aplicada dentro de estabelecimentos privados de interesse público, como shoppings centers.

Desde agosto do ano passado, o órgão municipal de trânsito já autuou 3.250 motoristas que, sem credenciamento, estacionam seus carros nos locais delimitados para o público com mais de 60 anos ou com algum tipo de deficiência. Isso em 119 locais que antes não passavam por nenhum tipo de fiscalização.

+ Dinheiro da Guiné Equatorial fica no Brasil até ter origem esclarecida

No mesmo período, foram multados em vagas reservadas nas ruas e locais públicos 9.683 carros, cujos donos têm de desembolsar R$ 293,47, além de arcar com sete pontos na carteira.

Para que os agentes da CET possam atuar em um recinto privado, o local precisa antes passar por uma adequação de sinalização das vagas, de acordo com normas técnicas e de trânsito, e ter um laudo técnico do órgão aprovando as marcações. Atualmente, há uma fila de 188 estabelecimentos para se credenciarem, o que ainda é muito pouco.

Embora 35% dos mais de cem shoppings da cidade já estejam prontos para a fiscalização oficial das vagas, o número de adesões de alguns setores ainda é ínfimo.

Segundo dados da CET, apenas 69 supermercados (8% das 838 lojas da cidade) estão com o estacionamento regularizado. Das mais de 3.000 padarias, apenas uma está apta a ser fiscalizada e nenhuma das cerca de 3.500 farmácias fez ainda a adequação das vagas.

Segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados), a entidade "orienta seus associados para que cumpram e adaptem a sinalização nos estacionamentos de seus estabelecimentos", porém, de acordo com a associação, "alguns supermercados podem ter encontrado dificuldade para readequar seus espaços, mas todos se mobilizam para cumprir todos os requisitos".

Ainda nas palavras da associação, os estabelecimentos buscam "conscientizar a população com medidas educativas para estabelecer o compromisso da sociedade com a mobilidade. Além da importância das vagas, vale proporcionar a informação de como tirar os cartões idosos e pessoas com deficiência nos órgãos competentes".

A rede de supermercados Walmart é uma das que, por enquanto, não aderiu às novas medidas, o que, segundo a assessoria de imprensa do estabelecimento, deve acontecer até o final de outubro.

"O Walmart Brasil informa que situações como esta [desrespeito às vagas] não são toleradas. Seguir rigorosamente a legislação faz parte das premissas da empresa", afirmou em nota a rede, que disse ainda que "medidas já estão sendo tomadas e, a partir de 16 de setembro, as lojas da capital começaram a atender o novo padrão de sinalização de vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos".

A CET não informou quais estabelecimentos mais tiveram veículos multados, mas disse que, nesta semana, marcada como Semana da Mobilidade, a fiscalização será intensificada na cidade. 

Nas 869 vagas demarcadas nas vias públicas, as da rua Muller, no Brás, as do aeroporto de Congonhas e as do Parque Ibirapuera foram as recordistas de autuações.

O Departamento de Operação do Sistema Viário emitiu cerca de 63 mil credenciais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência no primeiro semestre, salto de 125% em relação ao mesmo período de 2017. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório