Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

FAB transporta 30 venezuelanos para Pernambuco

Os imigrantes devem ser acomodados em abrigo em Igarassu (PE), cidade com cerca de 100 mil habitantes que já recebeu outros 69 estrangeiros em situação semelhante

FAB transporta 30 venezuelanos para Pernambuco
Notícias ao Minuto Brasil

14:57 - 19/09/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Força Aérea

A Força Aérea Brasileira transportou, nesta terça-feira (18), um grupo de 30 venezuelanos de Boa Vista, em Roraima, para o estado de Pernambuco. Lá, eles devem ser acomodados em um abrigo de Igarassu (PE), cidade com cerca de 100 mil habitantes que já recebeu outros 69 estrangeiros em situação semelhante.

Com a operação desta manhã, que faz parte do processo de interiorização de imigrantes no País, o número de venezuelanos transportados com ajuda do governo federal e da Organização das Nações Unidas (ONU) passa de 1,9 mil. A iniciativa ajuda solicitantes de refúgio e de residência a encontrar melhores condições de vida em diversos estados brasileiros.

Os venezuelanos aceitam, voluntariamente, participar do programa. São vacinados, submetidos a exame de saúde e regularizados no Brasil - inclusive com CPF e carteira de trabalho. Estão previstos para esta semana voos na quarta-feira (19), quinta-feira (20) e sexta-feira (21), tendo como destino final as cidades de Manaus (AM), Conde (PB), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).

Como funciona a interiorização

A interiorização conta com apoio da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud):

Acnur

Identifica interessados em participar e cruza informações com as vagas disponíveis e perfil dos abrigos. Além disso, a agência assegura que os indivíduos estejam devidamente documentados e providencia melhorias de infraestrutura nos locais de acolhida.

OIM

Atua na orientação e informação prévia ao embarque, garantindo que as pessoas possam tomar uma decisão informada e consentida, sempre de forma voluntária, além de realizar o acompanhamento durante todo o transporte.

Unfpa

Promove diálogos com mulheres e pessoas LGBTI para que se sintam mais fortalecidas neste processo, além de trabalhar diretamente com a rede de proteção de direitos nas cidades destino com o objetivo de fortalecer a capacidade institucional

Pnud

Trabalha na conscientização do setor privado para a absorção da mão de obra refugiada.

Além disso, reuniões prévias do governo e da ONU com autoridades locais e coordenação dos abrigos definem detalhes sobre atendimento de saúde, matrícula de crianças em escolas, ensino da língua portuguesa e cursos profissionalizantes. Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório