Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Gêmea siamesa separada em Goiânia será operada hoje

A bebê tem hidrofefalia e fará colocação de válvulas que vão absorver o líquido

Gêmea siamesa separada em Goiânia será operada hoje
Notícias ao Minuto Brasil

16:22 - 21/09/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil hidrocefalia

A pequena gêmea siamesa Débora, que nasceu em 22 de agosto com a irmã Catarina, será operada nesta sexta-feira (21) para colocação de válvulas que vão absorver o líquido de hidrocefalia. A bebê nasceu com malformação no coração e estava internada no Hospital Ana Nery. Ela foi transferida para o Hospital Roberto Santos, também em Salvador, para fazer o procedimento.

As gêmeas foram separadas em Goiânia, um dia após o nascimento.

A mãe das meninas, Viviane Menezes dos Santos, explicou como será a cirurgia da filha Débora. "A gente ainda não sabe o horário exato da cirurgia, mas ela vai fazer hoje. Vai colocar a válvula na cabeça até a barriga, para que o organismo dela possa absorver o líquido. Ele [médico] me explicou que essa válvula não ficará externa, porque o risco de infecção é muito grande. Por conta do quadro clínico dela, ela não pode pegar uma infecção", disse Viviane em entrevista ao G1.

A pequena Débora também apresentou um sangramento na região da cabeça, que evoluiu do nível 2 para o nível 3. Por conta disso, a cirurgia corretiva no coração, que seria feita quando ela se recuperasse da operação de separação, foi adiada.

Segundo os médicos, o procedimento cardiaco será feito depois que o quadro de hidrocefalia seja normalizado.

"Ele me explicou que no caso de hidrocefalia, muitas vezes não se faz apenas uma cirurgia. Em alguns casos se faz duas, três, quatro. Isso depende muito da criança, muito da forma que a criança reage ao tratamento. Nem sempre se resolve o problema na primeira cirurgia", esclarece Viviane.

Familiares esperam que a recém-nascida aceite a colocação das válvulas. "Estamos torcendo para que o organismo dela aceite de primeira [vez]. A partir desse procedimento, a gente ver qual vai ser o próximo passo, que provavelmente será a situação do coraçãozinho dela. Vamos manter a fé, manter a oração. Porque se já estava, mais do que nunca está nas mãos de Deus, e Ele vai ver o que é melhor para se fazer para minha filha", comentou a mãe.

Campo obrigatório