Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Tornado de fogo' é visto em MG e especialista explica fenômeno

As imagens do fenômeno foram analisadas por um professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP

'Tornado de fogo' é visto em MG e especialista explica fenômeno
Notícias ao Minuto Brasil

20:32 - 21/09/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil nova ponte - mg

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um funil de ar tomado por fogo arrastado pelo vento na palhagem de uma fazenda em Nova Ponte, região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais. O fenômeno - registrado por um funcionário do local - tem sido chamado de "tornado de fogo".

O tenente-coronel Anderson Passos de Souza, responsável pelo 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba, contou que o tornado durou apenas alguns segundos. "É difícil de registrar, porque é uma coisa muito rápida, mas é até comum presenciarmos este tipo de fenômeno em incêndios florestais. Costuma acontecer mais em áreas abertas, como no vídeo", disse em entrevista ao UOL.

As imagens do fenômeno foram analisadas por Augusto José Pereira Filho, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (Universidade de São Paulo). Segundo ele, existe confusão na identificação da circulação de ar como um tornado. "Na verdade, este não é um tornado, que é um fenômeno associado a uma tempestade. Neste caso, não há tempestade, então o que ocorre é um redemoinho, já que se trata de uma área seca, terreno com alta temperatura, em que o ar quente ascende e gera uma torção, este formato que as imagens mostram", explicou o especialista.

O professor da USP destaca que é preciso manter distância, pois o redemoinho "tem uma movimentação muito imprevisível, errática, pode mudar de direção muito rapidamente, aumentando o risco de uma aproximação".

O Corpo de Bombeiros não registrou feridos. 

Campo obrigatório