Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Índios resolvem combater desmatamento e apreendem equipamentos no PA

No domingo, os fiscais indígenas apreenderam cinco máquinas e fizeram a detenção de duas pessoas

Índios resolvem combater desmatamento e apreendem equipamentos no PA
Notícias ao Minuto Brasil

06:42 - 25/09/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil por conta própria

Lideranças indígenas da etnia Tembé decidiram combater o desmatamento por conta própria. Um grupo de 600 indígenas autodenominados fiscais passaram a fazer nos últimos dias apreensões de caminhões, tratores e ferramentas de madeireiros que atuariam ilegalmente na Reserva Indígena Alto Rio Guamá, em Paragominas, sudeste do Pará.

No domingo, os fiscais indígenas apreenderam cinco máquinas e fizeram a detenção de duas pessoas. De acordo com Wender Tembé, os madeireiros foram liberados, mas as comunidades temem um ataque para recuperação do maquinário.

+ Quatro apostadores dividem prêmio da Lotofácil

“Os madeireiros já cortam madeira lá há mais de oito anos. Várias denúncias já foram feitas contra os madeireiros. Todo o pessoal da região, todas autoridades do Pará sabem dessa exploração de madeira ilegal. Espero que não se agrave mais e não tenha derramamento de sangue. Mas que eles estão pressionado bastante os indígenas, eles estão. Ameaçando de invadir.”

A Polícia Federal enviou nesta segunda-feira 10 agentes para a Reserva Indígena Alto Rio Guamá.

A Secretaria de Segurança Pública do Pará encaminhou 15 policiais militares para o apoio. A PF é a responsável pelo combate ao desmatamento em terras indígenas e pela repressão a madeireiros que atuam ilegalmente nessas áreas. Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório