Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

23ª Parada do Orgulho LGBTI acontece neste domingo em Copacabana

O evento terá como tema "Vote em ideias, não em pessoas. Vote em quem tem compromisso com as causas LGBTI".

23ª Parada do Orgulho LGBTI acontece neste domingo em Copacabana
Notícias ao Minuto Brasil

08:59 - 30/09/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Diversidade

A 23ª Parada do Orgulho LGBTI acontece neste domingo (30) em Copacabana, na Avenida Atlântica, altura do Posto 6. A organização promete nove trios e dezenas de atrações artísticas e culturais.

Segundo destaca o G1, o evento tem como tema "Vote em ideias, não em pessoas. Vote em quem tem compromisso com as causas LGBTI".

A organização pretende incentivar o maior engajamento e participação da comunidade nesse momento político, escolhendo candidatos que tenham compromisso com as causas e lutas em prol do respeito e diversidade.

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) destaca que, em 2018, o número de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que se candidataram a uma vaga nos poderes Executivo e Legislativo aumentou 386,4%, se comparado às últimas eleições.

"Nossos direitos, nossa cidadania e principalmente nossas vidas dependem das escolhas que faremos nas urnas", afirma Almir França, presidente do Grupo Arco-Íris, ONG que organiza a Parada desde sua fundação, em 1995.

Os idealizadores da Parada também destacam que a intenção é combater o fundamentalismo religioso, o obscurantismo, a não aceitação da diversidade sexual e de gênero e comportamentos retrógrados.

"Nós vivemos, neste momento, um retrocesso nas políticas públicas de enfrentamento a discriminação e de promoção da cidadania LGBTI no Brasil. No legislativo, especialmente o federal, até hoje nenhuma lei específica contra lgbtifobia foi aprovada. É fundamental que a Parada seja um instrumento de incentivo ao voto consciente em pessoas que apoiam a causa LGBTI e dos direitos humanos. Hoje temos mais candidaturas de pessoas LGBTI e Aliadas comprometidas com a causa, o que é magnífico" diz Cláudio Nascimento, coordenador executivo do Grupo Arco-Íris e fundador da Parada do Orgulho LGBTI-Rio.

O G1 publicou quais ruas serão interditadas para a realização da parada:

Av. Atlântica, trecho entre a Rua Joaquim Nabuco e a Rua Miguel Lemos.

Prorrogação do funcionamento da área de lazer na Avenida Atlântica – até 22h

Pista junto à orla da praia, entre a Rua Francisco Otaviano e a Av. Prado Jr.

Av. Princesa Isabel, pista sentido orla, entre a Rua Barata Ribeiro e a Av. Atlântica.

Rua Francisco Otaviano, entre a Av. Nossa Senhora de Copacabana e a Av. Atlântica.

Campo obrigatório