Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Mulher que escreveu 'mãe de viado' na testa em protesto explica atitude

Fotos da mãe e do filho viralizaram nas redes sociais e geraram debates entre os internautas, além de críticas e mensagens de apoio à família

Mulher que escreveu 'mãe de viado' na testa em protesto explica atitude
Notícias ao Minuto Brasil

17:37 - 02/10/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Em carta

A advogada Talita Menezes e o seu filho Rafael, de 15 anos, geraram debates entre internautas após uma foto da dupla com os dizeres "viado" e "mãe de viado" viralizar nas redes sociais. Em carta à 'Revista Marie Claire', Talita explica o que a motivou a ir com o filho a uma manifestação contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) com os escritos na testa.

"Quando o Rafael falou, no sábado, para a amiga dele colocar escrito 'viado' na testa dele, a minha primeira reação foi: 'Rafael, não, filho, para que você vai colocar isso aí?'. Ele disse 'Mãe, nós estamos indo para uma manifestação'. E aí ele tem todo o discurso. Eu perguntei: 'E por que não 'gay', em vez de 'viado'?'. E ele: 'Porque é de 'viado' que me xingam, é de 'viado' que me chamam. Eu estou me apropriando disso. Quando eu coloco na minha testa 'viado', eu tiro o poder deles. Eu estou tirando a palavra da boca dessas pessoas.' E aí eu não tenho argumento, né? Porque eu não vou ensinar o meu filho a ser covarde, a não se manifestar", escreveu.

De acordo com Talita, o filho sempre fez "questão de dizer que é gay". "Ele foi de uma escola, antes dos 10 anos, em que teve muitos problemas por causa disso, porque ele era chamado de 'viadinho' e outras palavras, e foi muito difícil. E nós trocamos de escola num momento decisivo, em que ele estava indo para o sexto ano, e ele chegou no colégio novo e falou: 'Olha só, eu queria dizer pra vocês que eu sou gay (risos).'"

+ Diretor do Museu Nacional dá prazo para instituição reabrir ao público

Ainda segundo a mãe, "sábado era um momento para se manifestar" e não tinha como não apoiar o filho. Ela justifica que os escritos estavam dentro de um contexto. "Ele não estava pedindo pra ficar andando na rua com 'viado' escrito na testa. Ele estava se colocando oportunamente num instante adequado, que era o de manifestação", explicou.

Aí pensei: 'Não vou deixar ele sozinho.' Eu não queria que ele botasse [a inscrição 'viado' na testa], porque eu queria poupar ele. Mas, já que ele botou, não ia deixar ele sozinho se expondo. Então eu falei com a amiga dele: 'Está bom, escreve aí 'mãe de viado'. Porque, já que ele é o viado, a mãe do viado está aqui. Se alguém vier se engraçar, eu estou aqui.' Então não foi uma coisa elaborada e as pessoas começaram a pedir para tirar foto."

Talita disse ainda que não esperava por tamanha repercussão e que ficou sabendo por uma aluna que a foto com o filho tinha viralizado nas redes sociais. "Comecei a ver que muita gente estava usando-a para falar coisas horríveis. Entrei em algumas postagens e denunciei. Já acumulamos material e vamos a uma delegacia especializada", contou a mãe.

Campo obrigatório