Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Professora que foi refém de presos vai seguir dando aulas em presídios

Ela acredita que 'a educação vai transformar as pessoas'

Professora que foi refém de presos vai seguir dando aulas em presídios
Notícias ao Minuto Brasil

14:40 - 08/10/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Tocantins

Após ter sido refém de presos por mais de 24 horas, a professora Elisângela Mendes Sobrinho revela que vai continuar dando aulas para detentos. A docente foi feita refém durante uma fuga em massa no presídio Barra da Grota, em Araguaína, Tocantins, na última terça-feira (2). Na ocasião, 28 presos fugiram, nove foram mortos em confronto com a polícia, sete recapturados e 12 seguem foragidos.

Em entrevista à TV Anhanguera, Elisângela afirmou: "Acredito sim na ressocialização. Acredito que a educação vai transformar as pessoas".

+ Carros batem de frente e sete pessoas morrem em Minas

A educadora contou detentos que não eram alunos dela entraram na sala sem ser convidados. Eles foram retirados pelos agentes penitenciários, mas voltaram logo depois armados. "Já entrou um detento com a arma na mão. Meus alunos estavam ali também, no meio. E eles me protegiam, falavam: 'Nós não vamos deixar nada acontecer com a senhora'".

A professora foi levada pelos presos, com uma faca no pescoço, até o portão da unidade. Ela ficou em poder dos criminosos por mais um dia inteiro.

O G1 refere que um dos momentos mais dramáticos foi durante o primeiro confronto entre os fugitivos e a polícia. "Um detento estava segurando o meu pescoço com a faca. E ele levou um tiro na cabeça", contou Elisângela.

A professora lembrou ainda o pior momento. "A pior situação foi quando de madrugada, eu tive que atravessar o rio, e eu não sei nadar. 'Me deixa aqui, por favor. Se eu atravessar eu vou morrer'. Eles disseram que não, que eu teria que ir".

O Governo do Tocantins diz que ainda não sabe exatamente onde foi o problema. "A gente ainda não avaliou pra saber o erro, o momento exato que isso aconteceu. A gente vai ver depois da recaptura qual parte do procedimento que foi errado".

Campo obrigatório