Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2020
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Horário de verão: confira a programação do Enem em cada estado

À meia-noite deste domingo (4), moradores das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que abrangem dez estados, e Distrito Federal, adiantaram o relógio em uma hora

Horário de verão: confira a programação do Enem em cada estado
Notícias ao Minuto Brasil

05:26 - 04/11/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Atenção

A partir da meia-noite deste domingo (4), teve início o horário de verão em 11 estados brasileiros. Isso significa que o relógio deve ser adiantado em uma hora no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. O horário de verão termina no terceiro domingo de fevereiro de 2019.

Este ano, o início do horário de verão coincide com o primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como o Brasil terá quatro fusos diferentes (os estados das regiões Norte e Nordeste vão manter o horário normal), os candidatos devem redobrar a atenção quanto aos horários do exame.

+ Enem 2018: saiba como consultar o seu local de prova

“Como em edições passadas, o Enem será aplicado em quatro fusos horários distintos. Portanto, não perca a hora! Os portões fecham às 13h, no horário de Brasília. Fique atento ao horário da sua cidade”, afirmou o ministro da Educação, Rossieli Soares, em pronunciamento em rede nacional na noite deste sábado (2). 

Confira a programação preparada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para este domingo:

Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo:

12h – Abertura dos portões

13h – Fechamento dos portões

13h30 – Início das provas

19h – Término das provas

 Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins

11h – Abertura dos portões

12h – Fechamento dos portões

12h30 – Início das provas

18h – Término das provas

Amazonas (com exceção de 13 municípios da região sudoeste), Rondônia, Roraima

10h – Abertura dos portões

11h – Fechamento dos portões

11h30 – Início das provas

17h – Término das provas

Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)

9h – Abertura dos portões

10h – Fechamento dos portões

10h30 – Início das provas

16h – Término das provas. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório