Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Na porta do Enem, estudantes fazem até bordado para controlar ansiedade

Segundo estudante, cursinho dá até aulas de meditação para acalmar os alunos

Na porta do Enem, estudantes fazem até bordado para controlar ansiedade
Notícias ao Minuto Brasil

13:26 - 11/11/18 por Folhapress

Brasil Tensão

Estudantes que vão fazer a segunda etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tentam driblar a ansiedade enquanto esperam o início da prova, às 13h

Em Campinas, Marina Veronezzi, 18, bordava um personagem do desenho Steven Universe enquanto esperava a abertura dos portões na UNIP  Swift, um dos locais de prova da cidade.

Segundo ela, seu cursinho deu até aulas de meditação para acalmar os alunos, o que a ajudou. Ela não sabe o que esperar da prova de hoje.

No segundo dia de Enem, os candidatos terão até cinco horas e meia para responder questões sobre matemática e ciências da natureza (física, biologia e química) –meia hora a menos do que no primeiro dia do exame, no domingo passado.  

O primeiro dia de avaliação coincidiu com o início do horário de verão e deixou os estudantes apreensivos –alguns chegaram até três horas antes do início da prova. 

+ Enem 2018: exame começa às 15h30 no 2º dia de provas

Vitor Eduardo, 18, que faz prova na Uninove Barra Funda, em São Paulo, conta que o nervosismo em relação ao horário é menor hoje.

"A gente já acostumou com o horário novo, eu até prefiro". Ele chegou às 11h aos portões, uma hora antes da abertura. 

Ele espera encontrar uma prova mais trabalhosa do que a da semana anterior. "Exatas ou você sabe ou você não sabe", diz. 

Vitor não é o único inseguro com a prova de exatas. 

Arisla Lizzi, 19, chegou às 10h45 na Unip Swift, em Campinas. A estudante presta a prova ela terceira vez e quer cursar veterinária. Para ela, hoje é o dia mais difícil. "É complicado. Temos que relembrar fórmulas e outros conteúdos difíceis."

Leonardo Mecchi, 19, também prevê dificuldades. "Sou de humanas, né?", diz. Ele quer cursar direito em Lisboa. Sua mãe já mudou para Portugal a trabalho e Leonardo viu uma oportunidade para migrar. "O Brasil está complicado, então resolvi cursar por lá."

Para Ana Paula Souza, 24, a prova de hoje deve ser mais fácil. "Na semana passada tinha a redação. Fiquei tensa porque não consegui me organizar para escrever e responder as questões. A hora passava muito rápido", diz.

De acordo com o Inep, 4,1 milhões de alunos compareceram ao primeiro dia da prova. Foi o menor percentual de ausentes desde 2009: 24,9% dos 5,5 milhões de inscritos. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório