Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Bruno Covas espera que Bolsonaro cumpra acordo de fechar Campo de Marte

Em 2017, João Doria (PSDB) firmou uma negociação com o presidente Michel Temer que levaria ao fim das operações de aviação executiva no local

Bruno Covas espera que Bolsonaro cumpra acordo de fechar Campo de Marte
Notícias ao Minuto Brasil

09:27 - 01/12/18 por Estadao Conteudo

Brasil Aviação

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse nesta sexta-feira (1º) esperar que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), cumpra a promessa de fechar o Campo de Marte, na zona norte. Antecessores de Covas também já prometeram limitar ou encerrar as atividades do terminal.

Em agosto de 2017, o então prefeito e hoje governador eleito, João Doria (PSDB), firmou com o presidente Michel Temer acordo sobre o local. A União se comprometeu a ceder 400 mil m² do terreno ao Município para um projeto que incluiria um museu aeroespacial, um parque (em fase de projeto) e, por último, o fim das operações de aviação executiva.

"Esperamos agora que o governo eleito (Bolsonaro) possa dar continuidade àquilo que foi combinado com o atual governo (Temer), que é a vinda gradual daquele espaço para a Prefeitura e a desativação do aeroporto", disse Covas ontem.

+ 'Amava pilotar', diz amigo de jovem morto em acidente no Campo de Marte

Após o encontro com Temer, Doria até anunciou o fim das operações do terminal para 2020. Ele defendeu a desativação da pista, afirmando que vários aeroportos funcionais em implementação no entorno da capital poderiam substituir o Campo de Marte, que ficaria só com a aviação de helicópteros. Mas justamente essa possibilidade de repassar decolagens e pousos de aviões de pequeno porte para outras cidades que sempre empacou qualquer tipo de negociação.

Nesse assunto, Doria combinava com o ex-prefeito Fernando Haddad. O petista até fez pedido oficial à Aeronáutica para tirar a asa fixa de lá. Antes, Gilberto Kassab (PSD), José Serra (PSDB) e Celso Pitta também cogitaram transformar a área de 2 km² em parque. Com informações do Estadão Conteúdo. 

Campo obrigatório