Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grafite com beijo entre Bolsonaro e Trump é apagado no Ceará

A prefeitura informou, por meio da assessoria de comunicação, que não teve nada a ver com o ocorrido

Grafite com beijo entre Bolsonaro e Trump é apagado no Ceará
Notícias ao Minuto Brasil

18:05 - 04/12/18 por Folhapress

Brasil Maracanaú

O grafite feito por Yuri Sousa, 21, não durou 48 horas. A cena desenhada no dia 25 de novembro chamava a atenção: o presidente eleito, Jair Bolsonaro, dava um beijo na boca do presidente dos EUA, Donald Trump. Alguém parece não ter gostado e passou por cima uma tinta azul, apagando a obra do artista que demorou quase nove horas para ficar pronta.

Passageiro diz a Lewandowski ter vergonha de STF e é retido pela PF

"Desconfio quem possa ter sido, desconfio", disse Sousa, conhecido no meio dos artistas urbanos do Ceará como Bad Boy Preto. O muro escolhido para a arte ficava em uma alameda em que há outros grafites, na ligação entre duas ruas no bairro Jereissati 1 em Maracanaú, cidade da grande Fortaleza.

A prefeitura informou, por meio da assessoria de comunicação, que não teve nada a ver com o ocorrido. Quem apagou, acredita Sousa, fez porque não gostou do que viu e, claro, a desconfiança recai sobre apoiadores de Bolsonaro. Maracanaú tem 226 mil habitantes e é a quarta cidade mais populosa do Ceará. Foi também uma das que Bolsonaro teve melhor votação no Estado, com 39,3% dos votos válidos -o total no Ceará foi de 28,89% para Bolsonaro, que perdeu de Fernando Haddad (PT) em todas as cidades.

"Eu vi uma vez um desenho do Putin [também beijando Trump, feito em 2016 pelo designer gráfico lituano Mindaugas Bonano]. Associei o Bolsonaro e o Trump, pensei o que eles falavam, algumas críticas ao homossexualismo, e veio a ideia. Foi uma maneira de criticar", contou Sousa.

Enquanto pintava, o artista lembra que uma pessoa passou filmando, questionando o motivo de fazer aquilo. Não há certeza se seria a culpada por apagar a obra, e não há câmeras na localidade que possam identificar o autor.

A imagem ficou eternizada em foto, ao menos. Yuri Sousa a publicou em sua página em uma rede social, mas começou a receber dezenas de mensagens críticas, algumas ameaças, e a surpresa: no início da tarde desta segunda (3) o Instagram bloqueou sua conta (segundo ele porque seu perfil recebeu várias denúncias de apoiadores do presidente eleito). Mas a imagem não morreu. Outras contas na internet a reproduziram e viralizou.

"Fiquei chateado porque nunca tive um grafite apagado e eu o desenhei em cima de um outro que havia feito no ano retrasado. Mas como teve um tema político sabia que podia mexer mais com as pessoas", afirmou.

Bolsonaro tem se alinhado a ideias apoiadas por Donald Trump e tentará aproximar os dois governos ao assumir em 1º de janeiro. Recentemente um dos filhos do presidente eleito, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, viajou aos EUA e apareceu em público com um boné onde se lia "Donald Trump 2020", já em alusão a uma possível campanha de reeleição do presidente norte-americano daqui a dois anos.

O beijo entre Bolsonaro e Trump do artista cearense remeteu também a um famoso desenho do russo Dmitri Vrubel, feito em 1990 no recém-derrubado Muro de Berlim, que retratava um beijo dado pelos líderes da União Soviética, Leonid Brejne, e da Alemanha Oriental, Erich Honecker, em 1979. Batizado de "Meu Deus, Ajuda-me a Sobreviver a Este Amor Mortal", foi um dos grafites mais conhecidos de todos pintados no muro que separava a Alemanha. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório