Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Centro histórico de Santos ganha vagão que levou ex-presidentes

Um deles foi fabricado em 1909 e, luxuoso, era destinado a transportar autoridades como presidentes da República

Centro histórico de Santos ganha vagão que levou ex-presidentes
Notícias ao Minuto Brasil

10:10 - 25/12/18 por MARCELO TOLEDO

Brasil aberto a visitas

A Prefeitura de Santos (SP) recebeu três vagões de trens históricos que já estão expostos no centro histórico da cidade neste ano.

Os três veículos centenários pertenceram à extinta SPR (São Paulo Railway) e foram cedidos pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) à administração da cidade. Estavam guardados num armazém na Lapa, em São Paulo.

Um deles foi fabricado em 1909 e, luxuoso, era destinado a transportar autoridades como presidentes da República. Possui um banheiro e 16 poltronas estofadas.

+ João de Deus contrata advogado que defende investigados na Lava Jato

+ As imagens da destruição causada pelo tsunami na Indonésia

De acordo com a prefeitura, o veículo transportou nomes como Getúlio Vargas (1882-1954) e Washington Luís (1869-1957) e estará exposto durante todo o verão com os outros dois no armazém 12A, ao lado da Estação do Valongo -onde há a garagem dos bondes.

O segundo dos vagões era o chamado carro administrativo, produzido em 1913 e usado por funcionários da companhia ferroviária, como técnicos e engenheiros. Comportava 23 pessoas.

Já o terceiro é um Buffet Pullman, de 1922, que foi utilizado pela SPR até 1947 no trajeto entre São Paulo e Santos, entre outros. Abrigava 14 pessoas e tem bar e banheiro.

BOM ESTADO

Diferentemente do que tradicionalmente ocorre quando há a cessão de bens ferroviários, neste caso os três vagões cedidos pelo Dnit estão restaurados e em bom estado de conservação.

Em 2009, os três passaram por restauração completa, que manteve todas as características originais de quando foram produzidos, nas primeiras décadas do século passado. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório