Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Seca e chuvas deixam municípios de 4 estados em situação de emergência

Alagoas, Bahia, São Paulo e Piauí foram afetados por fenômenos de seca, alagamento, chuvas intensas e movimentação do solo

Seca e chuvas deixam municípios de 4 estados em situação de emergência
Notícias ao Minuto Brasil

06:59 - 29/12/18 por Notícias Ao Minuto

Brasil Fenômeno

Pelo menos 48 municípios brasileiros, situados nos estados de Alagoas, Bahia, São Paulo e Piauí, já podem solicitar apoio federal para atendimento imediato da população após desastres naturais. Em decorrência de seca, alagamentos, chuvas intensas e movimentação do solo nestes estados, o Ministério da Integração Nacional publicou, no Diário Oficial da União (DOU), portarias reconhecendo a situação de emergência.

No estado do Piauí, 45 cidades estão sofrendo com os efeitos da seca. Nas cidades de Coaraci (BA) e Monteiro Lobato (SP), a população sofre com danos causados pelas chuvas, que provocam alagamentos. Em Maceió, Alagoas, a situação foi reconhecida pelo fenômeno de subsidências, quando há deslocamento de superfície e colapsos. A movimentação e o afundamento do solo no bairro Pinheiro deixou moradias, prédios e vias públicas danificadas.

Bolsa Família: Calendário 2019 com datas de saque é divulgado

Com a publicação no DOU, as prefeituras das cidades atingidas podem solicitar apoio emergencial da União por meio de formulário disponível no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Os recursos serão disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional. Com informações do Portal Brasil.

Campo obrigatório