Meteorologia

  • 22 MARçO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Apoiadores de Bolsonaro estão na Esplanada dos Ministérios para posse

Há policiais espalhados por vários locais da Esplanada

Notícias ao Minuto Brasil

14:10 - 01/01/19 por Folhapress

Brasil brasília

Vestidos de verde e amarelo, com camisetas com o nome ou o rosto de Bolsonaro - ou até com ele empunhando uma metralhadora -, apoiadores do presidente eleito têm ocupado o gramado da Esplanada dos Ministérios para acompanhar a posse. O movimento se intensificou a partir das 12h30, mas o local ainda não está lotado.

Antes de chegar à Esplanada, apoiadores aproveitam para tirar fotos diante de dois bonecos infláveis de Bolsonaro no gramado na antena de TV. As peças foram montadas por um grupo chamado Movimento Ordem e Progresso, do Distrito Federal.

+ Apoiadores encaram horas de viagem para ver a posse de Bolsonaro

O clima geral é de festa e otimismo, com gritos de "o capitão chegou", mas muitos expressam preocupação com a segurança do presidente eleito.

O eletricista Wasllisson Jesus do Sacramento, 24, diz esperar grande mudanças no país na área da segurança. Mas sobre a própria festa de posse o clima pra ele é de apreensão.

"Estou com muito medo. A gente lutou muito pra ter um cara diferente, pra ter melhoria, e dá medo de acontecer alguma tragédia. A gente lembra dos estados. Pedi muito a Deus que não aconteça nada", diz ele, que nasceu na Bahia, mas mora em Águas Lindas (GO) há quatro anos.

"Vou ficar até o final só pra ter certeza de que não vai acontecer nada", completa ele, lembrando que Bolsonaro foi esfaqueado durante a campanha e que até nos Estados Unidos já houve atentando contra um político eleito.

+ Helicóptero cai e mata pedestre em Ubatuba

Há caravanas organizadas e identificadas com camisetas de vários estados, como Espírito Santo, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas. No público há idosos, casais e famílias inteiras.

O aposentado Irineu Assis, 64, veio a Brasília sozinho de Fernandópolis (SP). Deixou a mulher, pegou dois aviões e passou a virada de ano na cidade. "Vim só pra ver o Bolsonaro. Tomara que não tenha nada dessas coisas de terrorismo".

Há policiais espalhados por vários locais da Esplanada. O bloqueio para acesso à Praça dos Três Poderes está montado diante da Catedral. Ao contrário do que foi anunciado, mochilas têm sido liberadas, mas policiais fazem a revista.

O tempo nublado que dominou a manhã em Brasília já foi substituído por um sol forte, que promete testar a resistência dos militantes. Com informações da Folhapress. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório