Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Patinador desce Serra do Mar, em SP, em 5 minutos; veja

Apesar do atleta garantir que a descida foi feita em segurança, a concessionária que administra a via diz que a prática não é permitida

Notícias ao Minuto Brasil

05:52 - 13/01/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Vídeo

Um vídeo em que o patinador Marcelo Longuinhos, de 42 anos, aparece descendo a Serra do Mar pela Via Anchieta, que liga o planalto ao litoral de São Paulo, viralizou nas redes sociais. Nas imagens, ele aparece desviando de veículos, em alta velocidade. Apesar de ele garantir que a descida foi feita em segurança, a concessionária que administra a via diz que a prática não é permitida.

O patinador percorre um trecho da Pista Sul da Anchieta entre a serra e a chegada a Cubatão, que fica no litoral paulista, em cerca de cinco minutos. Longuinhos é escoltado por um amigo, que também é patinador, mas está em uma moto.

"Nós dois somos experientes e sabíamos o que estávamos fazendo. Antes de fazermos a descida, percorremos por duas vezes para constatar que não havia problemas na pista ou então algum caminhão quebrado, o que é comum naquele trecho", explicou Longuinhos ao 'G1'.

+ Preço do Metrô e CPTM sobe para R$ 4,30 em SP neste domingo

O patinador informou que ele e o amigo integram um grupo de patinadores urbanos há décadas e estão acostumados a fazer passeios pela capital paulista. "Eu já desci pela Imigrantes e dessa vez foi pela Anchieta. Sempre buscamos adrenalina. É uma grande emoção, mas tudo com bastante responsabilidade", garantiu.

No entanto, Longuinhos, que trabalha como caminhoneiro, reconhece o risco da atividade. "A Anchieta é complexa pelos caminhões. Sabemos que é perigoso e arriscado, mas não fizemos a descida de uma hora para outra. Nos preparamos para que isso acontecesse com o máximo de segurança e tudo ocorreu conforme o planejado, sem problemas".

O patinador ainda afirma não haver legislação que o impeça de patinar na rodovia. "Estamos assumindo a responsabilidade. Além de patinador urbano, também sou professor de patinação. Sabemos o que fazemos. Neste caso, o que não pode é caracterizar um evento, daí precisaríamos de uma autorização especial e até fechar a pista".

Contudo, a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta Imigrantes (SAI), criticou a atitude. "A Ecovias condena qualquer comportamento ou ação que coloque vidas em risco. O fato ocorreu sem qualquer conhecimento ou autorização", informou a empresa, que afirma ter notificado a Polícia Militar Rodoviária para que providências cabíveis sejam tomadas.

Campo obrigatório