Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

A cidade está um 'pandemônio', relata moradora de Brumadinho

Moradores estão buscando se deslocar para regiões mais seguras, nas áreas mais altas da cidade

A cidade está um 'pandemônio', relata moradora de Brumadinho
Notícias ao Minuto Brasil

15:17 - 25/01/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Minas Gerais

Após rompimento da barragem em Brumadinho (MG), moradores procuram se abrigar nas áreas mais altas da cidade e ter informações sobre familiares e conhecidos que estavam próximos ao local. “A cidade está um pandemônio. As pessoas estão muito assustadas”, relata Genilda Dalabrida, dona de um restaurante na cidade.

Genilda disse que os moradores estão acompanhando os resgates e procurando familiares, amigos e conhecidos que estavam próximos ao local e podem ter sido atingidos. “Você vê pessoas com celular na mão, tentando falar com família”, disse. Genilda relata que está tentando encontrar o ex-marido, que trabalhava no local, mas ainda não conseguiu contato.

3 anos após Mariana, barragem se rompe em Brumadinho; veja fotos

Parque de Inhotim é evacuado após ruptura de barragem da Vale

De acordo com Genilda, além desse esforço, moradores estão buscando se deslocar para regiões mais seguras, nas áreas mais altas da cidade. Os donos de comércios no centro estão fechando as lojas.

“A preocupação é quem não está lá ir para locais seguros. Minha funcionária foi, voltou, e disse que a água estava baixa. Ela contou que vai para a casa da sogra, em um distrito mais alto”.

Seu restaurante fica em um local na área mais alta. Ela chamou amigos para se abrigarem lá. “Nós estamos seguros porque não estamos perto do rio. Tem muito lugar para espalhar até chegar aqui, não temos risco”, disse.

A barragem rompeu na manhã de hoje (25). A Vale do Rio Doce, empresa responsável pela barragem, divulgou nota há pouco. Segundo o comunicado, a barragem estava localizada na Mina Feijão.

“As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou a empresa. Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório