Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

PF apura se documentos da barragem de Brumadinho são regulares

Corporação está apurando toda a documentação da barragem da Vale e da empresa que fazia os laudos

PF apura se documentos da barragem de Brumadinho são regulares
Notícias ao Minuto Brasil

15:12 - 28/01/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Tragédia

Os pareceres que indicavam segurança da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão sendo apurados pela Polícia Federal (PF). A barragem se rompeu na última sexta-feira (25) causando destruição e mortes.

O delegado responsável pela investigação, Luiz Augusto Pessoa Nogueira, afirmou que a PF deve apurar se os documentos são legais. "A nossa linha de investigação é apurar se esses documentos foram feitos dentro da legalidade", destacou.

Tudo sobre a tragédia em Brumadinho

A Polícia Federal e a Polícia Civil abriram inquéritos para investigar o rompimento da barragem.

Em conversa com o G1, o delegado da PF responsável pelo caso confirmou que a corporação está apurando toda a documentação da barragem da Vale e da empresa que fazia os laudos sobre a segurança da estrutura de depósito de rejeitos.

"Estamos apurando a legalidade desta documentação. Em casos como esse, temos a informação de que são as empresas [neste caso, a Vale] que fornecem a documentação. Ou seja: segundo as informações que temos, elas contratam uma empresa terceirizada, que faz as análises de segurança e apresenta o laudo dizendo que tá tudo bem ou não", explicou Pessoa Nogueira.

A reportagem do G1 destaca que investigadores envolvidos no inquérito suspeitam que possa haver fraude na documentação. Os papéis indicam que a barragem que rompeu na sexta-feira era segura e a investigação apura se essa hipótese vai se confirmar a partir da análise de documentos.

"A gente está trabalhando com o Ministério Público estadual e o Ministério Público Federal e demais polícias para acelerar as investigações e fazer uma apuração conjunta , recolhendo muitas provas", disse o delegado.

A PF deve ouvir os executivos da Vale ao longo desta semana.

Campo obrigatório