Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vale vai acabar com barragens do tipo de Brumadinho e Mariana

Informação foi dada pelo presidente da companhia, Fabio Schvartsman

Vale vai acabar com barragens do tipo de Brumadinho e Mariana
Notícias ao Minuto Brasil

05:32 - 30/01/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Decisão

O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, informou nessa terça-feira (29) que a empresa vai acabar com as dez barragens de rejeitos de mineração do mesmo modelo que desabou em Brumadinho e Mariana (MG). O método de contenção conhecido como "alteamento a montante" é mais econômico. 

"É um esforço inédito de uma empresa de mineração no sentido de dar resposta cabal à altura da enorme tragédia que tivemos em Brumadinho", afirmou Schvartsman.

A desmontagem de barragens deve demorar entre um e três anos, dependendo do caso. De acordo com o jornal 'O Globo', a a Vale vai paralisar produção de até 40 milhões toneladas de minério de ferro por ano com esta medida. Apesar do número representar 10% da produção total da mineradora, Schvartsman garantiu que não haverá demissões.

"Temos aproximadamente 5 mil trabalhadores. Esses 5 mil serão absorvidos no plantel da Vale, que é de 80 mil trabalhadores", disse.

Schvartsman afirmou ainda que não sofreu "qualquer tipo de pressão" por parte do governo para intervir na direção da Vale. Segundo ele, a reunião com os ministros Costa e Lima e Salles nesta terça-feira (29) foi "absolutamente técnica".

Leia também: Mais barato, modelo de barragem de Brumadinho foi proibido no Chile

Trabalhamos como se vítimas fossem nossos pais, diz tenente

+ Acompanhe as últimas notícias sobre a tragédia ambiental em Brumadinho

Campo obrigatório