Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'Vi o gramado abrindo igual um vulcão’, conta sobrevivente de barragem

Sobrevivente relata momentos de pânico após rompimento da barragem em Brumadinho

'Vi o gramado abrindo igual um vulcão’, conta sobrevivente de barragem
Notícias ao Minuto Brasil

05:41 - 04/02/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Brumadinho

O sondador Lieuzo Luiz dos Santos, de 55 anos, é um dos sobreviventes da tragédia após o rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho, que deixou centenas de mortos e desaparecidos.

No dia 25 de janeiro, ele estava trabalhando na parte de cima da barragem, com mais quatro colegas de uma empresa terceirizada que presta serviços para a mineradora Vale.

Segundo contou ao G1, Lieuzo ficou assustado ao ver o gado correndo na parte de baixo da barragem da Mina do Córrego do Feijão, segundos antes do local ceder.

+ Tudo sobre a tragédia em Brumadinho

+ Brumadinho tenta desobstruir estrada e encontra corpo de vítima

“Quando vi só foi o gramado abrindo, estourando, igual um vulcão, com o preto do rejeito. Deu a explosão e nós fomos para baixo. Não sei quantos metros nós descemos. Sorte que não tinha mais terra para cair em cima de mim... teve uma hora que passei igual num funil de terra... me apertou forte... falei, morri”, relata Lieuzo.

Ele relatou ao G1 como conseguiu sobreviver. “Desci igual uma bola rolando no meio das coisas. Caí fora do rejeito molhado, caí no seco, só minha perna que estava soterrada, aí fiquei cavando com a mão até tirar a minha perna”, explica.

Lieuzo disse que lembra da movimentação de helicópteros. Ele sentia muita dor na perna e gritava por socorro. “Eu acenava e ninguém me via. Na parte da tarde apareceu um [helicóptero] pertinho. Eu acenei e o piloto não viu”.

O sondador acredita que foi resgato por volta das 17h30, 18h, da tarde. Um bombeiro que vinha por terra o localizou. Ele foi levado e examinado em um ponto de apoio na região, e depois foi encaminhado para o Hospital João 23, em Belo Horizonte.

Lieuzo quebrou a perna direita e passou por uma cirurgia na segunda-feira (28). “Nasci de novo. Tenho duas datas de nascimento agora, o aniversário de 25 de janeiro e o de 23 de fevereiro", afirma o sobrevivente.

Campo obrigatório