Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

São Paulo vai reabrir viaduto na marginal Pinheiros em 30 dias

Testes de peso sobre a estrutura serão realizadas durante o feriado de Carnaval, no início de março

São Paulo vai reabrir viaduto na marginal Pinheiros em 30 dias
Notícias ao Minuto Brasil

14:50 - 12/02/19 por Folhapress

Brasil Prefeitura

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (12) que irá retomar o tráfego de veículos no viaduto que cedeu na marginal Pinheiros em cerca de 30 dias, a partir de 18 de março. 

De acordo com o prefeito Bruno Covas (PSDB), testes de peso sobre a estrutura serão realizadas durante o feriado de Carnaval, no início de março. Em um primeiro momento, apenas veículos leves vão poder circular pelo viaduto que fica em frente ao parque Villa-Lobos. O trânsito de caminhões deve ser liberado a partir de maio, segundo a administração. 

Vale sabia do risco na barragem de Brumadinho, aponta MP

Parte do viaduto cedeu em novembro, quando um degrau de cerca de dois metros se formou entre duas partes da estrutura. 

O prefeito informou na manhã desta terça que as obras emergenciais vão ser concluídas na segunda semana de março, mas o viaduto ainda irá passar por reparos que podem ser feitos apesar do trânsito de veículos. 

Desde o incidente com o viaduto na marginal Pinheiros, a prefeitura tem feito vistorias em pontes e viadutos da cidade para embasar a contratação emergencial de empresas para a elaboração de laudos de vistoria aprofundados. 

O TCM (Tribunal de Contas do Município) emitiu parecer favorável a pedido da gestão Covas para essa contratação emergencial.

Relatórios elaborados por engenheiros da prefeitura apontaram "risco iminente de colapso" em ao menos oito estruturas viárias. A prefeitura, entretanto, negou o risco de colapso, e impôs a assinatura de um termo de confidencialidade às empresas contratadas para fazer as vistorias. 

Procurada, a gestão Covas afirmou que "o termo de confidencialidade serve apenas para disciplinar e evitar que as empresas divulguem as informações antes da apresentação à prefeitura."

Nos últimos dez anos, a Prefeitura de São Paulo realizou obras de manutenção em 12 das 185 pontes e viadutos que existem na capital. Outras quatro intervenções foram feitas no mesmo período, mas em caráter emergencial, para reparar estragos causados por incêndio ou colisões violentas de veículos.  Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório