Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vale anuncia que moradores de área de barragens serão evacuados

A mineradora afirmou que 75 pessoas que vivem perto de cinco barragens devem sair de casa ainda hoje

Vale anuncia que moradores de área de barragens serão evacuados
Notícias ao Minuto Brasil

09:44 - 20/02/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Minas Gerais

A Vale anunciou, nesta quarta-feira (20), a retirada de moradores de comunidades situadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem a montante de Vargem Grande, que fica em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a nota divulgada pela empresa, já foi iniciada a preparação para realocação de moradores nas regiões de barragens em Ouro Preto, na Região Central de Minas.

A mineradora ainda não informou quais são as comunidades atingidas. 

O jornal Estado de Minas divulgou a íntegra da nota:

"A Vale informa que, dando continuidade ao processo de descomissionamento da barragem a montante de Vargem Grande, anunciado em 4 de fevereiro no Fato Relevante "Vale informa sobre decisão de paralisação temporária das operações do Complexo de Vargem Grande", nesta quarta-feira (20/2), a Vale coordenará com as autoridades a realocação das pessoas situadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) da referida barragem.

A Vale informa, também, que iniciou a preparação para a realocação das pessoas nas ZAS associadas ao descomissionamento das barragens Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, que fazem parte das dez barragens a montante inativas remanescentes da Vale, conforme o plano de aceleração de descomissionamento anunciado no Fato Relevante "Vale anuncia o descomissionamento de todas as suas barragens a montante" do dia 29 de janeiro.

Estas quatro barragens inativas estão localizadas no entorno da mina de Fábrica, cuja produção será mantida através do processamento a seco, com um impacto estimado de perda de aproximadamente 3 Mtpa em 2019.

No total, cerca de 75 pessoas que vivem próximas a cinco barragens devem deixar suas casas hoje de forma ordenada."

+ Exames de bombeiros que trabalham em MG apontam alteração para metais

Campo obrigatório