Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Carnaval: fique atento às principais armadilhas e evite cair em golpes

Fantasias e brinquedos usados na folia devem estar certificados com selo do Inmetro

Carnaval: fique atento às principais armadilhas e evite cair em golpes
Notícias ao Minuto Brasil

13:31 - 28/02/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Festa

O Carnaval se aproxima e, inclusive, já começou em várias cidades do país. As festas reúnem milhares de pessoas e, para evitar que os foliões sejam vítimas de golpes, o jornal O Globo reuniu uma lista com dicas. Veja abaixo:

Transporte: antes de pegar táxi ou chamar transporte por aplicativo, a recomentação é de que o consumidor confira no GPS a melhor rota. Além disso, é importante registrar a placa do carro e os dados do motorista. Os valores devem ser cobrados de acordo com o taxímetro ou a previsão do aplicativo.

Aeroporto ou rodoviária: é ilegal pagar por acompanhante para levar o passageiro à área de embarque. Os cuidados com a bagagem devem estar redobrados. Nos aeroportos, atrasos ou cancelamentos devem ser informados pela companheia aérea, que também é responsável por fornecer assistência, como comunicação, refeição e até hospedagem e translado.

Hoje tem carnaval em Salvador; circuito Dodô é o mais badalado

Cartões de crédito: atenção ao golpe de troca de cartão de crédito. A recomendação é ter cuidado especial ao digitar a senha do cartão na máquina, pois o vendedor se aproveita de um momento de distração, faz o consumidor inserir a senha no campo destinado ao valor da compra, permitindo que o bandido tenha acesso a essa informação. Em seguida, o cartão é trocado por um similar. Outro golpe comum é da dupla cobrança, o vendedor alega erro na operação e distraído o consumidor paga duas vezes a compra.

Celular: os roubos de celulares são muito comuns. O indicado é comunicar imediatamente a operadora para o bloqueio do celular. Além disso, o folião que tiver o seu celular roubado deve informar o número para ser incluído no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi).

Preços em bares: o jornal O Globo destaca que não pode haver diferenciação de preços para locais e turistas. A forma de pagamento deve estar clara no cardápio. O local pode exigir pagamento só em dinheiro, é legal, mas a informação deve ser ostensiva. A cobrança de multa por perda de comanda é ilegal. Além disso, é proibida a cobrança de valor mínimo para uso do cartão de crédito.

Banheiros: cobrar pelo uso de banheiros químicos instalados nas ruas pelo poder público é proibido. No entanto, a cobrança de taxa pelo o uso do toilette por quem não está consumindo no local é permitida.

Ingressos falsos: o Procon recomenda que se evite atravessadores. Ingressos falsos são as reclamações mais frequentes de quem quer ver o desfile na Sapucaí no Rio, assim como no circuito de blocos da Bahia.

Praia: a cobrança pelo uso de cadeira e guarda-sol é permitida. No entanto, é ilegal fechar uma área da praia para uso exclusivo e fazer cobrança pelo uso do espaço. Fique atento!

Fantasia e brinquedos: fantasias e brinquedos usados na folia, como spray com buzinas e espuma artificiais, devem estar certificados com selo do Inmetro.

Campo obrigatório