Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após falhas em lotes, governo suspende distribuição de autoteste de HIV

O problema foi identificado em ao menos dois lotes do autoteste Action, produzido pela empresa Orange Life

Após falhas em lotes, governo suspende distribuição de autoteste de HIV
Notícias ao Minuto Brasil

20:42 - 01/03/19 por NATÁLIA CANCIAN, para Folhapress

Brasil SUS

NATÁLIA CANCIAN - BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Ministério da Saúde decidiu suspender, temporariamente, a distribuição de kits de autoteste de HIV que vinha sendo feita desde janeiro no SUS.

Até então, a distribuição dos kits ocorria por meio de um projeto-piloto inédito iniciado neste ano em 14 cidades. O objetivo era aumentar o número de ferramentas de apoio ao diagnóstico do HIV.

Falhas identificadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as quais impediam a interpretação dos resultados do teste, no entanto, levaram o ministério a orientar aos municípios que suspendam o uso dos kits.

O problema foi identificado em ao menos dois lotes do autoteste Action, produzido pela empresa Orange Life. Nesta sexta (1º), a Anvisa determinou a suspensão da fabricação de novos kits pela empresa e o recolhimento dos dois lotes do produto.

+ Meningite pode ser fulminante; entenda doença que vitimou neto de Lula

Ao todo, o ministério adquiriu 98 lotes com cerca de 400 mil kits de autoteste para serem distribuídos no SUS. A previsão agora é que amostras dos demais lotes sigam para análise para verificar se a oferta pode ser retomada.

Segundo a Anvisa, as investigações iniciaram após diversos relatos do Ministério da Saúde sobre testes com resultado inválido, o que obrigava a realização de novos exames.

Em geral, o teste é feito com uma pequena quantidade de sangue, a qual é colocada em um dispositivo. O diagnóstico é feito por meio do surgimento de uma ou mais linhas de controle, em modelo semelhante a testes de gravidez.

Neste caso, porém, a maioria dos testes vinha demonstrando a ausência da linha, o que impedia a interpretação dos resultados. Análise feita pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) em um dos lotes confirmou o problema.

Com isso, a agência decidiu determinar, por prevenção, a suspensão da fabricação do produto e o recolhimento dos lotes 183AHI1023UK e 183AHI1024UK. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º).

A reportagem ligou e deixou recados para a empresa Orange Life para comentar o caso, mas não obteve retorno.

+ Unicef alerta para surto global de sarampo; Brasil teve mais casos

A distribuição dos kits ocorria nas cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, São Paulo, Campinas, Santos, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.

Em nota, o ministério orienta quem fizer o autoteste que observe a linha de controle. Caso esteja ausente, o que torna o teste inválido, a orientação é procurar a unidade de saúde para realizar outra alternativa de diagnóstico rápido.

Campo obrigatório