Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rebaixada em SP, Vai-Vai é alvo de investigação e enfrenta racha

Escola enfrenta uma investigação por desvio de verba pública, dívida milionária com fornecedores e um racha interno

Rebaixada em SP, Vai-Vai é alvo de investigação e enfrenta racha
Notícias ao Minuto Brasil

05:40 - 07/03/19 por Folhapress

Brasil Escola

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O resultado amargo deste ano para a escola de samba Vai-Vai, rebaixada pela primeira vez para o Grupo de Acesso após ficar em último lugar na apuração, escancarou a crise institucional que corrói a história da maior campeã do Carnaval de São Paulo.

Dona de 15 títulos, a agremiação que neste ano levou para a avenida o samba-enredo "Quilombo do Futuro" enfrenta uma investigação por desvio de verba pública, dívida milionária com fornecedores e um racha interno que opõe a atual direção e representantes de diferentes setores da escola.

+ Com homenagem a Marielle, Mangueira é campeã do carnaval do Rio

Desde novembro do ano passado, a diretoria é alvo de inquérito civil aberto pela Promotoria do Patrimônio Público por desvio de verba repassada pela Prefeitura de São Paulo. De acordo com a denúncia, a agremiação não apresentou a prestação de contas referente ao repasse do Carnaval de 2018, no valor de R$ 1,2 milhão.

Diante disso, a promotoria acusa de movimentação irregular desse montante a empresa Saracura Marketing e Eventos, que tem como sócio o presidente da Vai-Vai, Darly Silva, o Neguitão.

"O sr. Darly Silva, em anos anteriores, poderia ter mal administrado as verbas pública recebidas da Prefeitura de São Paulo", diz texto da representação. Saracura é o apelido da escola de samba, em referência ao nome do rio que existe no subsolo das ruas Una e Rocha, onde fica a sede da escola.

Procurada, a direção da escola de samba não respondeu aos questionamentos da reportagem. Em comunicado publicado em redes sociais, a direção da escola afirmou que vai fazer um pronunciamento nesta quinta-feira (7), após "analisar as justificativas e apurar todos os fatos".

Na mesma representação do Ministério Público há referência à dívida de cerca de R$ 3 milhões que a escola acumula com diversos fornecedores. Há registros em cartórios de protestos e processos judiciais de execução e de penhora, de acordo com a Promotoria.

Em meio à crise financeira, a Vai-Vai enfrenta um racha que coloca em lados opostos a atual direção e representantes de diferentes setores.

Desde 2014 grupo autoproclamado Resistência faz oposição e exige a renúncia do presidente Neguitão. Há um inquérito criminal de acusação de fraude em documentos, como a edição do estatuto que mudou as regras para a escolha da diretoria.

"Mudaram o estatuto. Segundo o novo estatuto, a diretoria escolhe o conselho e o conselho escolhe a diretoria. [Neguitão] é o Nicolas Maduro e eu sou o Juan Guaidó", diz o presidente de honra, Thobias da Vai-Vai, ao usar a situação política da Venezuela como referência para a briga política na escola.

O presidente de honra é uma das principais vozes de oposição à atual gestão. Este foi o primeiro Carnaval em que figuras importantes da escola, como ele e Osvaldinho da Cuíca, deixaram de desfilar, em protesto. "Estamos descontentes. Vamos exigir a renúncia deles", diz Thobias.

Neguitão chegou ao comando da escola em 2010 e, segundo mudanças feitas por sua gestão no estatuto, poderá permanecer no cargo até 2022.

A oposição mantém um blog com denúncias contra Neguitão e organizou uma série de protestos no ano passado. Faixa enorme com os dizeres "Fora Neguitão" foi aberta diversas vezes durante ensaios realizados na rua em frente à sede da escola, no Bixiga, região central de São Paulo.

Em um dos ensaios, o presidente Neguitão teve que sair escoltado por seguranças diante da hostilidade de integrantes da escola.

Dona do maior número de títulos do Carnaval de São Paulo, a Vai-Vai vai se juntar no próximo Carnaval no Grupo de Acesso à segunda escola com maior número de troféus, a Nenê de Vila Matilde, que venceu onze campeonatos em sua história.

Está na segunda divisão também a Camisa Verde e Branco, uma das mais tradicionais da cidade e dona de nove troféus.

Já a Unidos do Peruche, outro nome importante do Carnaval paulistano, está no Grupo de Acesso 2, a terceira divisão do campeonato.

Há três anos sem ocupar lugar entre as campeãs do Carnaval de São Paulo, a Vai-Vai teve o rebaixamento confirmado nesta terça-feira (5) pelas notas baixas recebidas dos jurados no quesito comissão de frente, quando a Vai-Vai perdeu sete décimos e foi parar em último lugar.

Campo obrigatório