Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Doentes, idosos são resgatados de casa com vermes e entulhos em MT

Com pouca comida e remédios vencidos, irmãos de 84 e 86 anos sofrem de várias doenças e não recebem aposentadoria sacada por parentes

Doentes, idosos são resgatados de casa com vermes e entulhos em MT
Notícias ao Minuto Brasil

15:41 - 07/03/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Abandono

Assistentes sociais resgataram dois idosos, de 84 e 86 anos, vivendo em condições degradantes, sem comida e medicamentos, em meio a parasitas, entulhos e matagal. Eles foram encontrados isolados no vilarejo Vale Abençoado, que fica no município de Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá.

De acordo com o "G1", com informações dos profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que resgatou os idosos, os irmãos André Rodrigues da Silva e Abílio Rodrigues da Silva moravam sozinhos no local há mais de 20 anos.

Com a idade avançada, cuidar de si próprio e da casa foi ficando complicado, e a situação se agravou com problemas de saúde, pois ambos possuem catarata em estágio avançado, que deixa a visão muito limitada; André não consegue ficar ereto, pois tem problemas graves na coluna; Abílio tem problemas auditivos; e ambos são hipertensos.

+ Sabe como a Vale planeja recuperar Brumadinho

O Creas chegou ao local após denúncia. Segundo a coordenadora do centro, Carla Ito, a chegada no local foi assustadora. Os idosos só tinham arroz, feijão e açúcar para comer, um dos colchões estava cheio de vermes, a casa toda tinha mau cheiro, os dois estavam sem tomar banho há meses e havia vários medicamentos vencidos.

Os idosos passaram por avaliação médica, receberam medicamentos, tiveram seus documentos checados, bem como a aposentadoria. Segundo informações preliminares, o benefício era sacado por familiares sem o repasse aos idosos.

A ação integra o Projeto Ribeirinho Cidadão, desenvolvido pelo Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso junto com a Defensoria Pública e demais parceiros para levar dignidade, justiça e serviços de saúde à população ribeirinha do baixo pantanal.

Campo obrigatório