Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Metrô usará drone para monitorar 33 km de trilhos em Salvador

O metrô baiano tem atualmente 40 trens, transporta em média 370 mil passageiros em dias úteis

Metrô usará drone para monitorar 33 km de trilhos em Salvador
Notícias ao Minuto Brasil

05:55 - 16/03/19 por Folhapress

Brasil Bahia

MARCELO TOLEDO - SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ele já é utilizado diariamente para otimizar a mão de obra e buscar qualidade nas informações nos 33 quilômetros do metrô de Salvador, mas, a partir deste ano, também deve ser usado como nova ferramenta tecnológica para monitorar os trilhos da capital baiana.

Desde o segundo semestre do ano passado, a concessionária que administra o metrô de Salvador já utiliza um drone para sobrevoar os telhados de 20 estações e torres de retransmissão espalhadas pelos 33 quilômetros de trilhos em busca de problemas estruturais.

+ Ministério dos Direitos Humanos recebe 2,8 mil denúncias no carnaval

O próximo passo será utilizar o equipamento em instalações de média tensão energética, que atualmente só são acessadas após o desligamento da energia elétrica.

Na sequência, será a vez de os trilhos serem monitorados pelo sistema, o que deve acontecer até o fim do ano, após a definição de metodologia e colocação de dados georreferenciados no equipamento.

"O drone dá rapidez, qualidade da informação e mitiga o risco de alguém trabalhar em lugares altos. Se ele encontra algum problema, com o vídeo gravado conseguimos colocar na mesa e discutir, o que normalmente numa inspeção não conseguiríamos. Conseguimos detectar se um parafuso está com folga ou se não está", disse José Kako, gestor de manutenção da CCR Metrô Bahia.

Na próxima fase, ainda de acordo com o gestor, será possível fazer as inspeções energéticas de forma direta com o drone, sem a necessidade de desligamento de todo o sistema.

O metrô baiano tem atualmente 40 trens, transporta em média 370 mil passageiros em dias úteis e emprega 1.500 funcionários.

Campo obrigatório