Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Foto de gato ao lado de bebê prematuro em maternidade do PI viraliza

Maternidade Dona Evangelina Rosa passa por uma interdição ética parcial por conta do aumento da mortalidade neonatal e de mortes de mães por infecção hospitalar

Foto de gato ao lado de bebê prematuro em maternidade do PI viraliza
Notícias ao Minuto Brasil

15:53 - 20/03/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Denúncia

Um gato foi flagrado ao lado de um bebê prematuro em uma sala onde recém-nascidos aguardam vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina (PI). Após a foto viralizar nas redes sociais, a unidade de saúde abriu investigação para apurar a presença do animal. Como apurado pelo G1, o flagra teria sido feito na madrugada de segunda-feira (18).

Dona Evangelina Rosa é a maior maternidade pública do Piauí. O local passa por uma interdição ética parcial, desde novembro de 2018, por conta do aumento da mortalidade neonatal e de mortes de mães por infecção hospitalar. Com isso, os médicos não atendem mais casos de baixa e média complexidade e passaram a atender apenas os casos de alta complexidade.

Em nota, a direção da maternidade informou desconhecer o espaço que aparece na foto, mas afirmou que está verificando as imagens das câmeras de segurança e solicitou uma perícia para ajudar na investigação.

Notícias ao Minuto

+ Sobrevivente de Mariana é identificado entre vítimas de Brumadinho

Veja a íntegra da nota:

Sobre a denúncia de um gato ao lado de um bebê prematuro, supostamente na Maternidade dona Evangelina Rosa ( MDER), a Instituição esclarece que desconhece esse espaço na Unidade Hospitalar, mesmo assim, pelo nosso compromisso com a transparência e em respeito a outros meios de comunicação que tiveram acesso às imagens, estamos realizando uma investigação através das câmeras de segurança da Casa. Também foi solicitada um perícia para revelar se trata-se de uma montagem.

Como todas as crianças aqui internadas são de responsabilidade da Evangelina Rosa, lembramos, ainda, que segundo o Estatuto da Criança de do Adolescente (ECA) – é crime publicar imagens de crianças e adolescentes, mais grave ainda em situação delicada de um bebê prematuro, que inspira cuidados, internado em uma Unidade Hospitalar.

Outro fato , não menos grave, é a utilização de aparelhos de celular ou câmeras fotográficas dentro das instalações da Maternidade onde se manuseiam pacientes. Pesquisas revelam que telefones carregam 10 vezes mais bactérias do que a maioria dos assentos de banheiro. Um outro estudo encontrou mais de 17 mil genes bacterianos em telefones .Se uma pessoa estiver com alguma doença infecciosa, como uma gripe ou um resfriado, e tossir na mão antes de mexer no celular ou tocar no telefone de um colega, o vírus pode se espalhar rapidamente, contaminando diversos indivíduos, fato que a diretoria da Maternidade tem demonstrado preocupação, no sentido de preservar a saúde dos bebês.

Campo obrigatório