Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Crianças de escola pública são barradas em shopping de São Paulo

Foi preciso intervenção da Secretaria de Educação de Guaratinguetá para que os estudantes pudessem entrar no local

Crianças de escola pública são barradas em shopping de São Paulo
Notícias ao Minuto Brasil

16:59 - 21/03/19 por Folhapress

Brasil JK Iguatemi

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma grupo de 120 crianças de escolas municipais de Guaratinguetá (SP) foi barrado na última segunda-feira (18) na entrada de uma exposição infantil no shopping JK Iguatemi, sob o argumento de que aquele seria um espaço para a elite. Após negociação, a entrada foi liberada.

O grupo saiu de Guaratinguetá e percorreu quase 200 quilômetros até o shopping, na Vila Olímpia, zona oeste de SP, para assistir à exposição Mickey 90 anos, organizada pela ONG Orientavida. Eles ganharam a viagem como prêmio da Secretaria de Educação da cidade.

Jozeli Gonçalves, diretora da escola municipal Professora Francisca de Almeida Caloi, que fica na zona rural da cidade, relatou em rede social que o grupo chegou ao shopping antes do horário marcado para a exposição. Eles queriam comer na praça de alimentação e fariam uma atividade pedagógica, que incluía comparar a estrutura do local ao centro de compras de Guaratinguetá.

+ Internautas elogiam escola por resposta sobre professor trans

Ao chegar lá, porém, uma mulher que se identificou como Beatriz afirmou que não poderia recebê-los porque aquele seria um shopping "elitista", disse que "não tinha nada" para as crianças comerem e afirmou ainda que o local estaria lotado. A mulher os orientou a ir a uma lanchonete em uma esquina ou ao Parque do Povo, que fica na região, "pois nossa presença fora do horário geraria problemas a ela com os seguranças do shopping", relatou Jozeli.

Foi preciso intervenção da Secretaria de Educação de Guaratinguetá para que os estudantes pudessem entrar no local.

"Um fator que chamou a atenção dos envolvidos é que uma das escolas chegou antes com as crianças e entrou normalmente no local. No grupo que foi barrado, tanto a diretora quanto várias crianças são negros", disse Jozeli.

+ Pai e filho são achados mortos em estacionamento de apart-hotel na BA

A Prefeitura de Guaratinguetá afirmou que "repudia veementemente qualquer ato de discriminação, preconceito e racismo." Em nota, disse estar em contato com a direção do shopping e a organização da exposição "para avaliar as providências necessárias". Afirmou ainda que as diretoras dos colégios que se sentiram constrangidas "têm total liberdade para tomarem as providências que acharem cabíveis individualmente."

O shopping JK afirmou, por nota, que "solicitou à direção da ONG, responsável pelo evento, que reforce o treinamento com sua equipe de recepcionistas da exposição". "O empreendimento reforça que não compactua com a atitude tomada pela colaboradora da mostra e ressalta que trabalha continuamente para que todos os clientes sempre se sintam acolhidos e bem-vindos."

A ONG Orientavida diz que os alunos estavam a convite da ONG e que o episódio foi "isolado e pontual". "A entidade reforça que todos são bem-vindos na mostra", diz a entidade. "A partir do momento que teve conhecimento do caso, tomou as medidas necessárias para que tal situação não mais ocorra, e que a funcionária não faz mais parte do quadro."

Campo obrigatório