Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trem avançou sinal vermelho antes de colisão no Rio de Janeiro

Acidente deixou um morto e oito feridos na estação de São Cristóvão, no dia 27 do mês passado, no Rio

Trem avançou sinal vermelho antes de colisão no Rio de Janeiro
Notícias ao Minuto Brasil

09:01 - 27/03/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Acidente

O levantamento realizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp), responsável pela investigação da causa do acidente que deixou um morto e oito feridos, na estação de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, no dia 27 do mês passado, apontou que o trem que colidiu com outra composição avançou um sinal vermelho pouco antes da batida ocorrer.

Segundo a agência, o avanço teria acontecido num trecho a aproximadamente 100 metros de distância da estação. No entanto, a investigação ainda trabalha com a hipótese de uma combinação de duas ou três causas estejam por trás da colisão.

Demitido do Inep chama ministro Vélez de 'incompetente'

De acordo com o jornal "Extra", o conjunto de possíveis causas abrange falha humana (erro de alguém) , falha mecânica (não funcionamento do ATP, sistema que avisa da presença de um obstáculo à frente e que ajuda a parar a composição) e falha de comunicação (que inclui ações do centro de controle de operações de tráfego, encarregado de informar, por exemplo, sobre a presença de composições na mesma linha).

Os dois trens partiram da Central do Brasil para Deodoro. Um estava estacionado com passageiros na estação São Cristóvão e aguardava ordem para partir e o fechamento das portas. O outro seguia vazio para Deodoro e acabou colidindo com a parte traseira da primeira composição.

A coleta de dados foi concluída 23 dias depois do acidente. Como explica a publicação, uma espécie de caixa preta dos trens registra eventos das composições, como frenagens, velocidade, e histórico do início da viagem até o momento do impacto.

Além disso, o dispositivo é capaz de informar, por exemplo, se o ATP de bordo das composições estava ligado ou não.

A vítima fatal do acidente foi o maquinista da SuperVia, Rodrigo da Silva Ribeiro Assumpção, de 40 anos.

A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar crime de homicídio culposo e lesão corporal culposa. Os funcionários que estavam de plantão no centro de controle de operações de tráfego e o maquinista que sobreviveu ao acidente deverão prestar depoimento, na 17ª DP ( São Cristóvão), na próxima quinta-feira.

Campo obrigatório