Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Diplomatas brasileiros reclamam de decadência do Itamaraty

As reclamações foram feitas ao jornal britânico 'The Guardian'

Diplomatas brasileiros reclamam de decadência do Itamaraty
Notícias ao Minuto Brasil

12:30 - 25/06/19 por Notícias Ao Minuto

Brasil Crise

O Itamaraty vive um processo de desmonte de décadas de tradição diplomática sob a liderança do chanceler Ernesto Araújo. A reclamação foi feita por diversos funcionários do ministério ao jornal britânico The Guardian, em reportagem publicada nesta terça-feira (25).

A reportagem -assinada por Tom Phillips, correspondente do jornal britânico na América Latina- descreve o Ministério das Relações Exteriores como "uma joia do estadismo latino-americano". Mas, de acordo com o texto, muitos diplomatas temem que a "revolução bolsonariana na política externa" possa prejudicar a posição do Brasil no mundo.

"Eu sinto desgosto", disse ao jornal Rubens Ricupero, ex-embaixador brasileiro nos Estados Unidos. "O que eu ouço dos meus colegas que ainda estão ativos é que, no corpo diplomático, há quase uma completa rejeição ao ministro e às diretrizes atuais... Ele não é levado a sério -nem dentro nem fora do ministério."

Já Roberto Abdenur, ex-embaixador na China, Alemanha e Estados Unidos, afirmou que "nossas relações exteriores atuais levam o Brasil de volta a um período da história em que o Brasil nem mesmo existia: a Idade Média".

Para Marcos Azambuja, ex-secretário-geral do Itamaraty, "houve uma mudança -e temo que seja uma mudança para pior". "Eu não imaginei que isso pudesse acontecer", acrescentou.

A reportagem avalia algumas das principais mudanças nas relações internacionais do Brasil desde que Araújo assumiu o comando da pasta. O texto cita, por exemplo, o surgimento de desavenças em relação à China, principal parceiro comercial do país, e a aproximação com líderes da direita nacionalista, como o presidente americano, Donald Trump, e o premiê húngaro, Viktor Orbán.

A reportagem também diz que, graças às mudanças em curso no Itamaraty, o Brasil arrisca perder o papel de liderança na agenda climática internacional e, ao abraçar o governo de Binyamin Netanyahu em Israel, compromete as relações com parceiros do Oriente Médio.

"Eu diria que esta é a mudança mais dramática na política externa brasileira em um século", disse ao jornal britânico Oliver Stuenkel, especialista em relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.

FORMULADORES DE POLÍTICA EXTERNA

No texto, Araújo é descrito como um "chanceler pró-Trump e defensor da Bíblia que diz que o aquecimento global é uma conspiração marxista e que o nazismo é um movimento de esquerda".

A reportagem também relata o desconforto em relação a Olavo de Carvalho, guru ideológico do governo, e ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente que "é amplamente visto como o chanceler de fato do Brasil".

Alguns diplomatas reclamam do papel de destaque dado por Eduardo a Steve Bannon. Ex-auxiliar de Trump e líder do grupo populista de direita conhecido como O Movimento, Bannon foi convidado para jantar com Jair Bolsonaro durante sua visita a Washington em março.

"Estamos na situação perversa, absurda de ter um cidadão estrangeiro influenciando a política externa do Brasil", afirmou Abdenur ao jornal britânico.

O texto é assinado por Daniel Avelar

Campo obrigatório