Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Filhote de arara-azul nasce em cativeiro na América Latina

O raro exemplar tem apenas dez dias de vida. Seu sexo só será descoberto daqui a dois meses, por meio de um exame de sangue

Filhote de arara-azul nasce em cativeiro na América Latina
Notícias ao Minuto Brasil

17:25 - 23/04/15 por Noticias ao Minuto

Brasil Primeira vez

Foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 23, no Zoológico de São Paulo, a primeira arara-azul-de-lear nascida em cativeiro na América Latina. O raro exemplar tem apenas dez dias de vida. Seu sexo só será descoberto daqui a dois meses, por meio de um exame de sangue.

O Zoológico de São Paulo conta com 12 exemplares adultos de arara-azul-de-lear - mas eles não ficam expostos ao público. Todas essas aves foram apreendidas em operações contra tráfico de animais silvestres. A espécie, nativa do sertão baiano, está em risco de extinção - calcula-se que existam apenas 1,3 mil exemplares no mundo.

Reprodução

Durante o período de acasalamento, o casal se afasta do bando. Em média, a fêmea costuma botar dois ovos - na natureza, em pequenas tocas de pedras; no cativeiro, em ninhos de madeira.

Os pais da ave recém-nascida já vinham namorando há cerca de três anos, conforme informam biólogos do Zoo. O ovo permaneceu na chocadeira por aproximadamente de 13 dias, sendo monitorado constantemente pelos técnicos da instituição.

Com informações do Estadão Conteúdo.

Campo obrigatório