Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

María Baranda vence Prêmio Iberoamericano de Literatura Infantil

A conquista da escritora mexicana foi anunciada hoje na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México

María Baranda vence Prêmio Iberoamericano de Literatura Infantil
Notícias ao Minuto Brasil

23:20 - 09/09/19 por Notícias ao Minuto Brasil

Cultura Literatura

"As suas personagens retratam a complexidade humana" e "reivindicam o lugar da criança na sociedade", está escrito na decisão do júri, que atribuiu o prêmio por unanimidade a María Baranda, reconhecendo o seu percurso literário de 30 anos.

O Prêmio Iberoamericano de Literatura Infantil e Juvenil distingue o conjunto da obra de um escritor, tem o valor de 30 mil dólares e é uma iniciativa da Fundação SM, do grupo iberomamericano Ediciones SM, em colaboração com a Feira de Guadalajara.

María Baranda "faz da linguagem um espaço partilhado para explorar o mundo interior e exterior do leitor", afirma o júri na sua decisão, sublinhando como as imagens poéticas da escritora são capazes de transfigurar "a vulgar realidade num universo de assombro".

Autora de livros como "Frida Kahlo (una historia posible)" e "La Enorme Nada", María Baranda nasceu na Cidade do México, em abril de 1962, é escritora e tradutora, tendo dedicado grande parte da sua trajetória à literatura infanto-juvenil.

As condições de vida, as disparidades sociais e os grandes conflitos têm marcado a sua obra, segundo a Feira de Guadalajara, que destaca "Diente de León", um livro situado no México rural, atravessado pela guerra do narcotráfico, em que as crianças estabelecem laços de amizade, alicerçados na "força das palavras".

"Marte y Las Princesas Voladoras", "Digo de Noche Un Gato", "Ávido Mundo" e "Teoría de Las niñas" são outros livros da escritora, que soma perto de meia centena de títulos.

O júri desta edição do prêmio foi composto por representantes da Fundação SM, da UNESCO, do Conselho Internacional sobre Literatura para as Crianças e Jovens (International Board on Books for Young People, IBBY), da Organização dos Estados Americanos, do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caraíbas.

O prêmio será entregue à autora no próximo dia 03 de dezembro, durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

Atribuído desde 2005, entre os vencedores anteriores estão Juan Farias (España, 2005), Bartolomeu Campos de Queirós (Brasil, 2008), Laura Devetach (Argentina, 2010), Ana María Machado (Brasil, 2012), Jordi Sierra i Fabra (España, 2013), Ivar Da Coll (Colombia, 2014), Antonio Malpica (México, 2015) e Marina Colasanti (Brasil, 2017).

Campo obrigatório