Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2019
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Fernanda Montenegro quis posar como bruxa após censura na Bienal do Rio

Além de falar sobre a sua autobiografia a atriz comentou a polêmica em que esteve envolvida

Fernanda Montenegro quis posar como bruxa após censura na Bienal do Rio
Notícias ao Minuto Brasil

22:15 - 11/10/19 por Folhapress

Cultura Fernanda Montenegro

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O programa Encontro com Fátima Bernardes desta sexta-feira (11) recebeu a atriz Fernanda Montenegro - de óculos escuros por conta de uma conjuntivite - que completa 90 anos no dia 16.

Além de falar sobre a sua autobiografia "Ato, Epílogo e Prólogo", a atriz comentou a polêmica em que esteve envolvida após o recente ensaio da revista Quatro Cinco Um, que traz fotos suas vestidas de bruxa numa fogueira de livros. 

O diretor da Funarte e apoiador do governo de Jair Bolsonaro, Roberto Alvim, criticou Fernanda e disse sentir "desprezo" pela atriz e ainda a acusou de "mentirosa", no fim de setembro.

"Esse convite veio muito antes da crise desse senhor [Alvim]", explicou a atriz no programa da Globo. "Não houve uma preparação política, ideológica, foi o acaso."

Ela explicou que, a princípio, havia recusado o convite, mas que após o prefeito Marcelo Crivella mandar censurar o gibi " Vingadores - A Cruzada das Crianças" na Bienal do Livro no Rio de Janeiro e "as proporções de contestação", ela mudou de ideia. 

"Houve uma coincidência de terem proibido o livro com os dois rapazes se beijando." E completou: "Não foi de propósito, mas já que aconteceu a conjunção dos astros eu assino embaixo: não se pode proibir livros".

Não é a primeira vez que Fernanda se manifesta sobre o ocorrido. Diante de um Theatro Municipal lotado, disse, no dia 6 de outubro, que "ninguém ou sistema nenhum vai nos calar". Ela participou do Festival Mário de Andrade, em São Paulo, e também defendeu o fim das reeleições sob aplausos do público.

Campo obrigatório