Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Helena Severo põe presidência da Biblioteca Nacional à disposição

A decisão ocorre após uma série de mudanças na Secretaria Especial de Cultura nas últimas semanas

Helena Severo põe presidência da Biblioteca Nacional à disposição
Notícias ao Minuto Brasil

21:45 - 29/11/19 por Folhapress

Cultura GOVERNO-CULTURA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo, colocou nesta sexta-feira (29) o seu cargo à disposição. Ela comunicou o secretário da Cultura, Roberto Alvim, por uma carta. A decisão  ocorre após uma série de mudanças na Secretaria Especial de Cultura nas últimas semanas. Há a expectativa em Brasília de que ela seja substituída por Rafael Nogueira na presidência da instituição.

"Foi para mim motivo de perplexidade ter tomado conhecimento de minha substituição através da imprensa, sem qualquer comunicação dos órgãos competentes, como manda o protocolo", escreveu Severo na carta.

"Esclareço que entendo perfeitamente que todos os governos têm direito de formar suas equipes de acordo com suas orientações políticas e programáticas. Entretanto, não posso concordar com a forma desrespeitosa com que esse processo de mudança vem sendo conduzido. Fato que fica claro no trato dispensado a mim, à minha equipe e, principalmente, a esta instituição bicentenária da relevância da Biblioteca Nacional", diz em outro trecho. 

anto a Biblioteca Nacional quanto Helena Severo, que está na presidência da instituição desde 2016, disseram que ainda não foram comunicadas oficialmente de qualquer mudança. O Diário Oficial tampouco trouxe a nomeação de Nogueira até o momento.

Além de Severo, a historiadora Maria Eduarda Marques, diretora-executiva da Biblioteca Nacional, também colocou seu cargo à disposição.Desconhecido no meio literário, Rafael Nogueira é um nome próximo ao movimento conservador brasileiro e simpático ao grupo monarquista. Seguidor de Olavo de Carvalho, ele se autoproclama "aspirante a filósofo" em suas redes sociais. 

Em sua conta no Twitter, na qual conta com mais de 40 mil seguidores, ele declara apoio incondicional a Jair Bolsonaro, compartilha críticas ao MBL (Movimento Brasil Livre) e se mostrou contrário  à decisão do Supremo Tribunal Federal que impediu prisões após julgamento em segunda instância. 

Na época em que Glenn Greenwald foi agredido ao vivo pelo jornalista Augusto Nunes, Nogueira defendeu Nunes nas redes sociais e compartilhou hashtags como #AugustoNunesHeroi. 

Outras trocas Além da Biblioteca Nacional, o comando do Iphan e da Funarte deve ser trocado até segunda-feira (2), seguindo uma reforma no quadro da Secretaria Especial da Cultura e órgãos subordinados à subpasta do Ministério do Turismo, hoje sob comando do dramaturgo e diretor Roberto Alvim.

No Iphan, o nome mais cotado para substituir Kátia Bogéa é o empresário Olav Schrader, formado em relações internacionais e ligado à Associação de Moradores de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Há menções a seu nome em eventos pró-monarquia no país.

Cotado para assumir a Funarte, Dante Mantovani é maestro e doutor em música pela Universidade Estadual de Londrina. Em seu site oficial, ele afirma ter participado de grupos como o Coro Sacro da Paróquia Nossa Senhora da Paz, além de corais religiosos da Igreja Católica.

Bolsonaro tem ainda uma nova secretária do Audiovisual: Katiane de Fátima Gouvêa, membro da Cúpula Conservadora das Américas. 

Chegam ainda ao governo um novo secretário-adjunto e secretários responsáveis pela promoção de diversidade cultural, de fomento e incentivo à cultura (à frente da Lei Rouanet), de economia criativa e da Fundação Palmares – este último, Sérgio Nascimento de Camargo, se define como "negro de direita, é contrário ao vitimismo e ao politicamente correto" e já afirmou que o Dia da Consciência Negra é "uma vergonha e precisa ser combatido" e que cotas raciais "são mais do que um absurdo".

OS RECÉM-NOMEADOS:

Katiane Gouvêa - Membro da Cúpula Conservadora das Américas, assumiu a Secretaria do Audiovisual. Seu nome é associado a documento que fez Bolsonaro cogitar extinguir a Ancine. Em reunião, defendeu a 'valorização do belo e da arte clássica'Reynaldo Campanatti PereiraO novo secretário da Economia Criativa é doutor em história econômica pela USP e professor de ensino superior. Paulista, foi candidato a deputado federal pelo Patriota, mas não foi eleito

José Paulo Soares Martins - Após liderar a secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, assume como secretário especial adjunto da Cultura. Entrou para o governo na gestão Temer. É ex-diretor do Instituto Gerdau e da Fundação Iberê CamargoSérgio Nascimento de Camargo'Negro de direita, contrário ao vitimismo e ao politicamente correto', como ele se define em seu perfil nas redes sociais, é o novo presidente da Fundação Palmares, responsável por promover a cultura de matriz africana.

Camilo Calandreli - À frente da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, se define como cristão, conservador e seguidor de Olavo de Carvalho. É formado em música pela USP e já disse que a Lei Rouanet era usada pelo 'marxismo cultural'

OS QUE JÁ FORAM EMPOSSADOS:

Roberto Alvim - Nomeado como secretário da Cultura, subpasta que substituiu o ministério extinto, o diretor teatral chegou a chamar a atriz Fernanda Montenegro de 'sórdida' e convocou, nas redes sociais, 'profissionais conservadores' para 'criar uma máquina de guerra cultural'.

Edilásio Barra - Conhecido como Tutuca, o apresentador, pastor e colunista social chegou a ser cogitado para assumir a Secretaria do Audiovisual, mas assumiu a Superintendência de Desenvolvimento Econômico da Ancine, com a tarefa de gerir os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual.

Letícia Dornelles - A roteirista e atriz assumiu a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa, responsável por manter acervo de intelectuais e escritores de destaque no país, e foi criticada por não ter perfil acadêmico nem ter sido indicada pelos funcionários do órgão.

Campo obrigatório