Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Globo paralisa gravação e vai reprisar novelas

' Novo Mundo', 'Totalmente Demais' e 'Fina Estampa' voltam para a grade de programação.

Globo paralisa gravação e vai reprisar novelas
Notícias ao Minuto Brasil

22:45 - 16/03/20 por Folhapress

Cultura TV-NOVELAS

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Desde a estreia de "Amor de Mãe", em novembro, Lurdes, personagem de Regina Casé, tem sua vida orientada pela incessante busca pelo filho, que foi vendido, ainda pequeno, contra a sua vontade e desapareceu no mundo.

Quem acompanha as revistas de fofoca já sabe que o paradeiro de Domênico pode ser descoberto em breve - mas o público vai ter que esperar um pouco mais para assistir ao reencontro dos personagens criados por Manuela Dias.

Devido à escalada dos casos do novo coronavírus no Brasil, a Globo tomou, neste fim de semana, a decisão sem precedentes de interromper as gravações da novela das nove e de todas as suas tramas agora no ar, a fim de evitar o contato entre seus profissionais e frear, assim, o avanço da doença no país - um set de filmagem pode reunir até 50 pessoas para rodar uma única cena.

Com isso, "Amor de Mãe" terá uma espécie de fim de temporada - um hiato entre os episódios já gravados e aqueles que, por causa da Covid-19, ainda não puderam ser filmados e, portanto, serão transmitidos num futuro ainda indeterminado. Enquanto isso, a faixa das nove receberá uma reprise compacta de outra trama, "Fina Estampa", folhetim de Aguinaldo Silva que foi ao ar há nove anos.

Em sua reta final, "Éramos Seis" deve ser transmitida até o último capítulo, com pequenos ajustes nas cenas ainda não produzidas.

Sua sucessora no horário das seis da tarde, "Nos Tempos do Imperador", sobre o Brasil de dom Pedro 2º, esperará um pouco para chegar às telinhas. Possivelmente, quem assume a faixa é "Novo Mundo", que narra a vida de dom Pedro 1º.

No horário das sete, "Salve-se Quem Puder", que acaba de estrear, também deve ter a produção congelada e abrirá espaço para uma retransmissão de "Totalmente Demais".

A decisão veio depois de uma delicada avaliação dos executivos da Globo ao longo do final de semana. Nesta segunda, as chefias de diversas áreas da emissora se reuniram e optaram por alterar a grade de programação pilar de seu horário nobre, que já havia sofrido mudanças pensadas na ampliação da cobertura jornalística da pandemia de coronavírus.

Um comunicado divulgado neste domingo afirmava que o telejornal regional Bom Dia e o nacional Bom Dia Brasil ganhariam maior tempo de duração, bem como o Jornal Hoje - no total, serão 11 horas de jornalismo ao vivo por dia.

Na parte da manhã, o "Mais Você" seria suspenso para liberar espaço na grade e, segundo pessoas ligadas à produção, também para poupar sua apresentadora, Ana Maria Braga, que agora trata um câncer de pulmão e, portanto, integra o grupo de risco da Covid-19.

Outra mudança tomada na semana passada pela Globo foi a suspensão de plateias ao vivo em seus programas de auditório. A novidade já pôde ser observada no "Domingão do Faustão" deste domingo e também contempla as noites de eliminação do "Big Brother Brasil".

Ainda sobre o reality, a expectativa é que os participantes fossem informados da pandemia que se desenrola fora do confinamento na noite desta segunda, quando receberiam dicas de um infectologista.

A suspensão do folhetim, no entanto, foi a medida mais drástica tomada até agora, afinal, será a primeira vez que a Globo interrompe uma novela já no ar e divide sua produção mais vista e lucrativa em temporadas.

O paralelo mais próximo à situação atual aconteceu na ditadura militar. A emissora ficou sem o que exibir na faixa das nove quando "Roque Santeiro" foi proibida pelo governo no dia de sua estreia. Optou por reprisar "Selva de Pedra" e, em seguida, estreou uma novela inédita, "Pecado Capital", que reaproveitou cenários e elenco do folhetim censurado.

As medidas podem ser vistas como exageradamente cautelosas pela concorrência, mas, de forma mais tímida, elas já começam a aparecer também em outros canais. O SBT informou à reportagem que gravações de "A Praça É Nossa" e dos programas comandados por Raul Gil e Silvio Santos não ocorrerão nesta semana.

Outras atrações de auditório, no entanto, seguem recebendo público ao vivo - embora idosos a partir dos 65 anos tenham sido orientados a não comparecer. "O SBT avaliará caso a caso a necessidade da gravação dos programas com a presença de auditório, buscando limitar ao máximo o número de pessoas nas gravações", resumiu a emissora em nota.

Já a TV Record informa que filmagem e exibição de novelas seguirão normalmente, mas que o reality "The Four" teve sua plateia reduzida para 40 pessoas, enquanto o "Hora do Faro" será gravado sem plateia.A Band, atualmente, não produz novelas ou programas de auditório, mas ajustará sua programação por causa da suspensão de diversos torneios esportivos.

E não é só no Brasil que programas de auditório, que muitas vezes têm como essência justamente a interação com o público, passaram por um esvaziamento. Algo semelhante vem ocorrendo na Europa e nos Estados Unidos, com pesos-pesados como o "The View" perdendo suas plateias. Ellen DeGeneres e Jimmy Fallon chegaram a anunciar o mesmo, mas pouco depois decidiram suspender completamente seus talk shows até o fim do mês.

Seriados estrangeiros também tiveram gravações suspensas, como é ocaso de "Stranger Things" e "Grey's Anatomy". A diferença é que, ao contrário das novelas, todos os seus episódios são gravados antes da estreia - os efeitos dessas interrupções, portanto, só serão sentidos mais para a frente, quando as séries forem lançadas com atrasos.

Enquanto essas séries não estreiam e Lurdes espera para retomar sua busca por Domênico, canais pagos estão liberando seus acessos para o atual período de isolamento.

Os canais fechados da Globo, como os seis da marca Telecine, o infantil Gloob, os esportivos do SporTV e o Multishow, estão com sinal aberto nas operadoras de TV paga.

A Globoplay também está disponibilizando diversos conteúdos para não assinantes, como séries e novelas já exibidos na TV aberta.

A Claro TV e a Sky TV engordam a lista de canais liberados com selos como Animal Planet, CNN e Nickelodeon, enquanto a Band abriu o sinal de Arte1, BandNews TV, BandSports e Terraviva.

A Disney, por sua vez, permite o acesso gratuito a seus canais infantis, à ESPN, à Fox e à National Geographic. O Smithsonian Channel é outro que abriu seu sinal em algumas operadoras de TV.

VALE A PENA VER DE NOVO

'Amor de Mãe':Principal novela da emissora já teve as gravações interrompidas e não tem data para voltar, sendo substituída no dia 23 por 'Fina Estampa', de 2011'Salve-se Quem Puder'O folhetim das sete, que estreou em janeiro, sairá do ar, dando lugar a 'Totalmente Demais', de 2015, no dia 30

'Éramos Seis':Novela chegará ao fim no dia 30 com alterações

'Nos Tempos do Imperador':Nova novela das seis estrearia no dia 30, mas será substituída então por 'Novo Mundo', de 2017

Campo obrigatório