Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Museus invadem o universo online e disponibilizam passeios virtuais

Algumas instituições disponibilizaram grande parte de seu acervo para uma experiência interativa pela tela do computador ou do celular.

Museus invadem o universo online e disponibilizam passeios virtuais
Notícias ao Minuto Brasil

14:30 - 15/05/20 por Folhapress

Cultura MUSEUS-MUNDO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As grandes galerias e museus ao redor do mundo tiveram que fechar as portas por tempo indeterminado por causa da pandemia do novo coronavírus. O Dia Internacional dos Museus, celebrado nesta segunda, 18 de maio, terá um significado diferente neste ano.

A expectativa de muitos visitantes em apreciar a obra de um mestre das artes, como dos brasileiros Candido Portinari e Di Cavalcanti, ou dos europeus Pierre-Auguste Renoir, Claude Monet, Vincent van Gogh e Pablo Picasso, teve que ser adiada. Mas, graças às novas tecnologias, as pessoas ganharam a oportunidade de matar a curiosidade -ou a saudade- virtualmente.

Algumas instituições disponibilizaram grande parte de seu acervo para uma experiência interativa pela tela do computador ou do celular. De maneira gratuita, livre e sem filas, a plataforma Google Arts & Culture permite ao visitante passear virtualmente pelos corredores de museus nacionais como o Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), Pinacoteca e Museu da Imigração, em São Paulo, ou internacionais como o MoMA (Museum of Modern Art), em Nova York, Estados Unidos, e a National Gallery, em Londres, Reino Unido e muitos outros ao redor do globo.

"No momento complexo como o atual, é essencial que os museus continuem se comunicando com seu público e com outras pessoas. Se não é possível manter a visita presencial por enquanto, a virtual tem sido uma ótima escolha até o fim da pandemia", diz Tomás Toledo, curador-chefe do Masp.

Durante um período tão conturbado, manter-se conectado à cultura e à arte é uma ótima forma de aproveitar o tempo em casa. No museu localizado na avenida Paulista, as pessoas poderão se deleitar com clássicos como "Rosa e Azul" e "Menina com as Espigas", do francês Renoir, "Retirantes", do paulista Candido Portinari, e "O Escolar", do holandês Van Gogh.

A experiência de caminhar virtualmente pelo museu é um misto de sensações. É complicado reproduzir o sentimento de ver uma obra física, mas os locais tentam aproximar a experiência ao real. "O campo digital se mostra bastante importante, pois o museu não é apenas um local para a pessoa observar de forma passiva, mas é um lugar de produção de pensamentos onde as ideias são propagadas. Criamos novos conteúdos para plataformas online. É um momento para as pessoas terem um acesso mais incrementado", afirma Toledo.

Por meio de setinhas no chão, o usuário poderá escolher lugares específicos dentro de cada museu, ler especificações das obras e observar cada detalhe pelas imagens em alta resolução.

Iniciada na segunda (11), a #MuseumWeek (confira no site www.museum-week.org), ação mundial promovida pelas instituições culturais nas mídias sociais e que escolhe uma temática por dia, será realizada até domingo (17 ) e conta com um convidado ilustre: o Museu do Ipiranga.

Fechado para reforma desde 2013, o museu paulistano participa da ação e ainda transmitirá uma live na segunda (18) - Dia Internacional dos Museus – sobre o plano digital da instituição e a parceria com a plataforma Wikipédia, considerada uma ação pioneira no meio cultural. A transmissão acontece às 15h, pelas redes sociais do Museu no Facebook e Instagram.

Concebido originalmente como um monumento à Independência, o edifício no Ipiranga se tornou, em 1895, a sede do Museu do Estado. Hoje, é o museu público mais antigo de São Paulo e deve reabrir as portas em 2022.

COMO VISITAR OS MUSEUS ONLINE

Acesse a plataforma Google chamada Arts & Culture (artsandculture.google.com) Clique no ícone da lupa Escreva o nome do museu Vá em "Tópico relacionado" Navegue pelas obras no tópico "Itens" e pelo museu virtual no "Museum View"

EM SÃO PAULO

PinacotecaCom ênfase na arte brasileira desde o século 19, detém 9.000 obras de artistas como Victor Brecheret, Lasar Segall e Almeida Júnior. Um dos destaques é "O Mestiço", de Candido Portinari (www.pinacoteca.org.br)

Museu da ImigraçãoPreserva a memória e a história de estrangeiros que chegaram ao Brasil e se estabeleceram na então Hospedaria dos Imigrantes, na Mooca (zona leste), no início do século 20 (www.museudaimigracao.org.br)

MIS (Museu da Imagem e do Som)Possui um acervo com mais de 200 mil itens, como fotografias, filmes, vídeos e cartazes(www.mis-sp.org.br)

Casa Guilherme de AlmeidaAntiga residência do poeta modernista Guilherme de Almeida, o local é o único museu-casa de SP a abrigar o acervo de um escritor(www.casaguilhermedealmeida.org.br)

Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand)Conta com importantes obras de artistas europeus como Van Gogh, Cézanne, Monet e Picasso, e de brasileiros como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Candido Portinari. Um dos destaques é "Rosa e Azul", de Renoir(www.masp.org.br)

Museu do FutebolLocalizado no estádio do Pacaembu (zona oeste), tem como objetivo entreter os visitantes e aproximá-los da história do futebol, mostrando costumes do esporte ao longo do século 20. O espaço conta com as exposições virtuais "Lea Campos, a primeira árbitra" e "A História da Camisa Canarinho", entre outras(www.museudofutebol.org.br)

Museu Lasar SegallInstalado na antiga residência e ateliê do artista Lasar Segall, o acervo conta com centenas de esboços, gravuras, esculturas e quadros de um grande nome da arte(www.mls.gov.br)

Museu Paulista da USP (Ipiranga)Complexo histórico possui 450 mil itens e abriga o Museu do Ipiranga, fechado para reforma. O quadro de Pedro Américo "Independência ou Morte" (foto) é a obra mais famosa. Lá no espaço está o mausoléu do imperador dom Pedro 1º e de suas mulheres Leopoldina e Amélia(www.mp.usp.br)

MunicipalO acervo da Prefeitura de São Paulo está disponível(www.acervosdacidade.prefeitura.sp.gov.br)Museu Casa de PortinariAntiga residência de Candido Portinari, em Brodowski (337 km de SP), o complexo conta com pintura mural, quadros e objetos pessoais do artista(www.museucasadeportinari.org.br)

NO EXTERIOR

The National GalleryFundado em 1824 em Londres, no Reino Unido, contém mais de 2.300 obras que datam de meados do século 13 a 1900 de artistas como Botticelli, Michelangelo, Rafael, Caravaggio, Velázquez, Rembrandt, Monet e Van Gogh(www.nationalgallery.org.uk)

Van Gogh MuseumEm Amsterdã, na Holanda, o museu abriga a maior coleção de obras de arte de Vincent van Gogh do mundo(www.vangoghmuseum.com)

Museo Frida KahloLa Casa Azul, na Cidade do México, foi o lugar onde a pintora Frida Kahlo viveu e morreu. Dedicado à vida e à obra da mexicana, o edifício conta com uma vasta coleção de obras da artista(www.museofridakahlo.org.mx)

MoMA (The Museum of Modern Art)Em Nova York, EUA, possui coleção rica e variada com mais de 150 mil pinturas, entre elas "Lírios de Água" de Claude Monet, "A Noite Estrelada", de Vincent van Gogh, e "Les Demoiselles d'Avignon", de Pablo Picasso(www.moma.org)

Campo obrigatório