Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Morre Ann Mitchell, matemática que decifrava mensagens nazistas

Ela morreu em uma casa de repouso em Edimburgo, na Escócia

Morre Ann Mitchell, matemática que decifrava mensagens nazistas
Notícias ao Minuto Brasil

09:34 - 20/05/20 por Folhapress

Cultura Luto

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - A matemática Ann Mitchell, que integrou a equipe que decodificou mensagens nazistas durante a 2ª Guerra Mundial, morreu o último final de semana aos 97 anos. Ela havia sido diagnosticada com a Covid-19.

Segundo um dos filhos da matemática, Andy Mitchell, a mãe estava já bastante debilitada fisicamente antes de pegar o novo coronavírus. Ela morreu em uma casa de repouso em Edimburgo, na Escócia.

"Fico feliz por ela ter recebido o reconhecimento por uma vida bem vivida", disse ele.A matemática integrou a equipe do pioneiro da computação Alan Turing, no centro de decifração de Bletchley Park. Ali, ajudou a decifrar as mensagens enviadas pela Alemanha durante a guerra, como coordenadas de ataques.

A história de Turing à frente deste projeto foi contada no filme "O Jogo da Imitação" (2014). Já a das mulheres que aturam no projeto foi contada no livro "As garotas de Bletchley", da autora Tessa Dunlop.

Ann é tida como umas das que decifrou as mensagens trocadas pela aviação e o Exército nazista entre setembro de 1943 e maio de 1945, quando a Alemanha se rendeu.Depois da guerra, Ann se dedicou aos estudos de Filosofia -já com a licenciatura em matemática adquirida no início do confronto. Ela voltou a morar em Edimburgo, onde se casou e publicou vários livros.Segundo relatos de amigos ouvidos pela BBC, com o passar do tempo, nos anos 1970, Ann ficou surpresa com o interesse em sua vida, que ela teve que manter em segredo por muitos anos.

Certa vez, ela disse: "Foi um recorte no final da minha vida, subitamente ganhando importância, passando de ninguém para alguém. Um passado inteiro em que ninguém estava interessado e de repente muitas pessoas estão. É muito estranho."

Veja também: Michel Piccoli, famoso ator francês, morre aos 94 anos

Campo obrigatório