Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cocriadora de Friends se arrepende não ter feito muito pela diversidade

A autocrítica de Kauffman foi feita após ela ter sido questionada sobre o que gostaria de saber quando estava começando sua carreira.

Cocriadora de Friends se arrepende não ter feito muito pela diversidade
Notícias ao Minuto Brasil

20:00 - 08/06/20 por Folhapress

Cultura SÉRIE-FRIENDS

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Passados mais de 15 anos desde o seu final, "Friends" continua a ser uma das séries queridinhas do público. Mesmo assim a diretora de TV e cocriadora do show Marta Kauffman, 63, afirma que faria algumas coisas diferentes hoje e que lamenta ter contribuído tão pouco para a diversidade no programa.

"Eu só queria saber o que sei agora. Eu teria tomado decisões muito diferentes", afirmou Kauffman durante o festival ATX 2020, que aconteceu online neste final de semana. "Quero dizer, sempre incentivamos pessoas de diversidade em nossa empresa, mas não fiz o suficiente e agora só consigo pensar no que posso fazer."

A autocrítica de Kauffman foi feita após ela ter sido questionada sobre o que gostaria de saber quando estava começando sua carreira de showrunner. Na época, ninguém esperava que a série cômica sobre seis amigos vivendo em Nova York virasse o sucesso que virou, com possibilidade de reencontro em breve.

Durante os dez anos em que esteve o ar, "Friends" teve personagens não brancos, como Charlie, que apareceu como a namorada de Joe e depois de Ross, nas duas últimas temporadas. A atriz Lisa Kudrow, que interpretou Phoebe, chegou a dizer recentemente que a série seria diferente se fosse feita hoje.

Questionamentos como o feito para Marta Kauffman tem sido cada vez mais frequente, após artistas de séries famosas relatarem desconforto e preconceito nos bastidores, como em "Glee", em que a atriz Samantha Ware, 28, acusou a colega de elenco Lea Michele, 33 de racismo.

Campo obrigatório