Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cerimônia do Globo de Ouro 2021 marcada para final de fevereiro

A edição de 2021 do Globo de Ouro foi agendada para 28 de fevereiro, avançando no calendário habitual, à semelhança do que aconteceu com o Oscar.

Cerimônia do Globo de Ouro 2021 marcada para final de fevereiro
Notícias ao Minuto Brasil

16:00 - 22/06/20 por Notícias ao Minuto Brasil

Cultura Globo de Ouro

A cerimônia do Globo de Ouro, uma iniciativa da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood (EUA), decorre habitualmente em janeiro, e tem sido considerada uma das antecâmaras do anúncio dos nomeados ao Oscar.

Sem dar mais explicações, a organização do Globo de Ouro marcou a 78.ª edição para 28 de fevereiro, em Los Angeles, Califórnia, com apresentação das atrizes Tina Fey e Amy Poehler.

A decisão acompanha, assim, o adiamento anunciado na semana passada da cerimônia do Oscar de fevereiro para 25 de abril. Os nomeados ao Oscar serão conhecidos a 15 de março.

Estas alterações se devem ao impacto da pandemia da covid-19 na indústria cinematográfica não só norte-americana como global, que levou ao encerramento de salas de cinema, à suspensão de estreias de novos filmes e ao adiamento de produções cinematográficas.

Em maio, a organização do Globo de Ouro já tinha anunciado alterações no regulamento para permitir que os filmes de países afetados pelo novo coronavírus pudessem competir em igualdade de condições, na próxima edição dos prêmios.

Até agora, para participarem na categoria de melhor filme em língua estrangeira (não inglesa), as películas tinham que estrear nos cinemas dos seus países de origem.

Esse requisito foi agora eliminado, tendo a AIEH decidido aceitar as candidaturas dos filmes que tinham estreia prevista a partir de 15 de março. A data de fim será determinada pela reabertura das salas de cinema em cada país.

Desta forma, o Globo de Ouro - assim como o Oscar - vão receber candidaturas de filmes que ainda não estrearam em salas de cinema, mas que foram "originalmente pensados para serem projetados nos cinemas".

A organização frisou que esta alteração apenas se aplica ao atual contexto de pandemia. Já em março, a AIEH tinha informado a suspensão do "requisito de que um filme deve ser mostrado aos membros da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood num cinema ou numa sala".

Na semana passada, a academia de cinema do Reino Unido também anunciou o adiamento da entrega dos prêmios Bafta para 11 de abril.

Campo obrigatório